Com quase um mês sem partidas oficiais entre seleções, o ranking da Fifa foi divulgado nesta quinta-feira sem nenhuma mudança com relação aos 20 primeiros colocados do quadro, que é sempre atualizado mensalmente pela entidade máxima do futebol com parceria da Coca-Cola. Por isso, na liderança absoluta segue a Argentina, vice-campeã dos últimos três torneios que disputou, Copa do Mundo, Copa América e Copa América Centenário, com 1585 pontos.
O Brasil, que vem sofrendo frequentes vexames, como a eliminação na semifinal da Copa do Mundo para a Alemnha por 7 a 1, e duas eliminações precoces na Copa América e no torneio comemorativo recentemente, segue na nova colocação do ranking da Fifa, com 1156 pontos.
A lista, no entanto, não mostra muito, já que aconteceram apenas duas partidas oficiais entre a revisão de julho e agosto. Além disso, foram confrontos envolvendo as seleções de Camboja, Iraque, Cingapura e Usbequistão, isto é, com pouca relevância no futebol mundial.
Pela ordem, além da seleção argentina, os dez primeiros colocados são: Bélgica, Colômbia, Alemanha, Chile, Portugal, França, Espanha, Brasil e Itália. O curioso é que das dez primeiras seleções, apenas os alemães, os chilenos e os portugueses alcançaram resultados expressivos recentemente. A Bélgica, que está em segundo, nunca sequer ganhou um torneio profissional.
Volta aos gramados
A seleção brasileira jogará novamente no começo de setembro, em partidas válidas pelas Eliminatórias Sul-Americanas da Copa do Mundo de 2018, na Rússia. Serão os primeiros jogos em que o técnico Tite, que entrou no lugar de Dunga, comandará a equipe. O primeiro será contra o Equador, 17ª colocada na lista, dia 1º de setembro, em Quito; cinco dias depois, na Arena Amazônia, a seleção pentacampeã mundial recebe a Colômbia, terceira colocada no ranking.
O ranking da Fifa de seleções deve ser atualizado novamente em setembro e divulgado no dia 15 do mesmo mês.
Abaixo, você confere quais são as 20 primeiras seleções da lista:
1. Argentina 1.635 pontos.
2. Brasil 1.529
3. Alemanha 1.433
4. Chile 1.386
5. Bélgica 1.371
6. França 1.313
7. Colômbia 1.304
8. Portugal 1.229
9. Uruguai 1.195
10. Espanha 1.168
Confira a lista inteira do ranking clicando aqui .