O Programa ‘Defensoria na Comunidade’ encerrou mais uma ação em Maceió nesta sexta-feira (10). De acordo com a coordenadora do programa, a defensora pública Taiana Grave, nos dois últimos dias, mais de 250 pessoas passaram pelo ônibus da Defensoria Pública do Estado, que estava estacionado no Centro de Maceió, a fim de receber orientações jurídicas e ingressar ações na justiça.
Os atendimentos resultaram em 137 ofícios e dez ações de retificação de documentos, pensão alimentícia, execução de alimentos e consumidor.
Diferente das edições anteriores, nesta edição, a Defensoria contou com o apoio da Secretaria Municipal de Assistência Social de Maceió (SEMAS) que levou informação sobre o Cadastro Único.
Para o assistido José Mendes da Silva, o momento serviu para tirar dúvidas e resolver diversos problemas. “Decidi passar por aqui para tirar umas dúvidas sobre um problema de consumo, mas vou aproveitar para pegar um ofício para consertar o meu registro e outro para dar um jeito na minha identidade. Não tinha conhecimento que poderia fazer tantas coisa através da Defensoria, fico feliz que o ônibus passe pelos bairros, tem muita gente cheia de coisa para resolver que ainda não conhece”, comentou o assistido.
O programa Defensoria na Comunidade é uma iniciativa da Defensoria Pública do Estado, desenvolvida com o apoio de lideranças comunitárias e o Núcleo de Polícia Comunitária de Alagoas, cujo objetivo é levar mais cidadania, informação e justiça aos bairros de Maceió e aproximar órgão de seu público alvo.
Defensoria no Centro
A população do Centro de Maceió que precisa dos serviços da Defensoria Pública do Estado pode recorrer, em qualquer dia da semana, ao Núcleo de Atendimento Inicial da instituição que fica localizado dentro da Assembleia Legislativa do Estado (ALE), na Praça Dom Pedro II, região central da capital. Lá, os atendimentos acontecem das 08 às 14 horas, na segunda e sexta-feira e, das 11 às 17 horas, na terça, quarta e quinta-feira.