O Vasco fez o dever de casa e venceu por 1 a 0 a Portuguesa, neste sábado, em São Januário, pela rodada final da Taça Guanabara. Com o resultado, os cruzmaltinos chegaram a nove pontos e se classificaram para as semifinais do primeiro turno, na segunda posição do grupo C. A Portuguesa termina a fase de classificação na lanterna, com dois.
Os vascaínos sofreram muito no setor ofensivo e só conseguiram chegar ao gol da vitória no segundo tempo, com Thalles. A Portuguesa pouco assustou a zaga cruzmaltina quando tentou o ataque.
Agora, o Vasco espera a definição do seu adversário na semifinal da Taça Guanabara, que sairá do confronto entre Flamengo e Madureira. Quem terminar na liderança do grupo, encara os comandados de Cristóvão Borges.
O jogo – O Vasco iniciou a partida com a intenção de pressionar a Portuguesa em busca do gol. Aos 6 minutos, Bruno Gallo roubou uma bola na entrada da área e finalizou para boa defesa de Luciano. Dois minutos depois, Henrique cruzou pela esquerda e achou Nenê. No entanto, o meia chutou mal, pela linha de fundo.
O lance animou os mandantes, que permaneceram pressionando a Portuguesa. Aos 14, Nenê recebeu passe na área e chutou para grande defesa de Luciano. Depois disso, o Vasco passou a ter dificuldade em passar pela retranca adversária.
Os donos da casa voltaram a chegar com perigo aos 24. Após cobrança de escanteio, Thalles cabeceou, Luciano desviou e a bola bateu na trave. O susto fez a Portuguesa avançar, mas os visitantes não incomodavam o goleiro Martín Silva.
Com o passar do tempo, os vascaínos tiveram mais dificuldade. Com isso, o jogo ficou sem emoção. A Portuguesa aproveitou o momento e conseguiu sua primeira finalização aos 42 minutos, com Sosa. O argentino chutou sobre o travessão. Sem inspiração, o Vasco abusou dos erros no setor ofensivo e foi para o intervalo com a igualdade no placar.
No segundo tempo, o Vasco voltou com a mesma postura da etapa inicial, mas viu a Portuguesa criar boa chance aos cinco minutos. Romarinho recebeu na área, mas chutou fraco, facilitando a defesa de Martín Silva.
Os cruzmaltinos pareciam nervosos e erravam muitos passes. Com isso, a Portuguesa ganhou ânimo para tentar abrir o placar. No entanto, na primeira jogada dos donos da casa, o Vasco chegou ao gol, aos 17. Escudero cruzou pela esquerda, Thalles cabeceou com força, o goleiro Luciano tentou a defesa, mas viu a bola ir para a rede.
O gol deu ânimo ao Vasco, que seguia tendo dificuldade para finalizar. A Portuguesa pouco avançava, mas aos 25 minutos quase chegou ao empate. William arriscou de longe e acertou a trave. A resposta do Vasco veio aos 32. Escudero deu belo drible de corpo no marcador, mas cruzou em vez de chutar.
Na parte final, a Portuguesa se lançou ao ataque, mas viu o Vasco desperdiçar oportunidades de ampliar o marcador. Ainda assim, os donos da casa mantiveram a vantagem até o fim para garantirem a classificação para as semifinais da Taça Guanabara.
FICHA TÉCNICA
VASCO 1 X 0 PORTUGUESA-RJ
Local: São Januário, no Rio de Janeiro (RJ)
Data: 18 de fevereiro de 2017 (Sábado)
Horário: 16h30(de Brasília)
Árbitro: Mauricio Machado Coelho Júnior (RJ)
Assistentes: Gabriel Conti Viana (RJ) e Thiago Gomes Magalhães (RJ)
Renda: R$ 137.125,00
Público: 5.543 pagantes
Cartões amarelos: Jean (Vasco); Jacozinho e Peterson (Portuguesa)
Gols: VASCO: Thalles, aos 17min do segundo tempo
VASCO: Martín Silva, Gilberto, Luan, Rodrigo e Henrique (Muriqui); Bruno Gallo (Escudero), Jean, Guilherme (Wagner) e Nenê; Kelvin e Thalles
Técnico: Cristóvão Borges
PORTUGUESA-RJ: Luciano, Pessanha, Marcão, Rodrigo Almeida e Jacozinho (Maicon); Marcinho, Muniz (Peterson) e Sosa (William); Fabinho, Edu e Romarinho
Técnico: Nelson Rodrigues