A configuração da nova estrutura de gestão da educação municipal de Maceió foi tema de discussão na última quinta-feira (23), no hotel Jatiúca, durante a I oficina de Planejamento Semed/Pnud 2017. O encontro promovido pela Secretaria Municipal de Educação (Semed), em parceria com o Programa das Nações Unidas pela Educação (Pnud), contou com a presença da secretária da pasta, Ana Dayse Dorea, do secretário Adjunto de Governança de Educação, João Carlos Barbirato, da coordenadora-geral do Projeto Semed/Pnud, Rita Ippolito, além de coordenadores de diversos setores da secretaria.
A reunião teve como um dos temas centrais a continuidade e planejamento das ações resultantes da parceria Semed/Pnud para 2017. A relação de cooperação técnica começou no início da atual gestão, em 2013. Desde então, tem colaborado significativamente para a construção de planos de ações que integram o trabalho da Semed no escopo de melhorar a qualidade da educação pública do Município, como destacou a secretária Ana Dayse Dorea.
“A parceria Semed/Pnud serviu como referência para a construção dos nossos guias de orientações curriculares da educação infantil, Ensino Fundamental, educação especial e educação de jovens, adultos e idosos, este último em construção. Nesse momento precisamos entender e definir como trabalharemos em 2017, mas principalmente dar continuidade aos trabalhos que iniciamos. Temos mais quatro anos pela frente, com novos desafios e novas metas para serem estabelecidas e cumpridas. Já tivemos muitos avanços, como o aumento do Ideb, por exemplo, mas precisamos fazer mais”, considerou a gestora da Semed.
O avanço dos indicativos do Ideb também foi levantado pela Coordenadora Geral do Projeto Semed/Pnud, Rita Ippolito, que definiu como objetivo principal para este ano a elaboração de um plano de trabalho para potencializar os esforços da rede na elevação dos índices. “Existem alguns aspectos que são importantes para o fortalecimento da rede. Nossa prioridade para este ano é a elevação do Ideb, que serve como termômetro da educação pública. Trata-se de uma construção coletiva através de metodologias estruturadas, planejamento e, sobretudo, muito comprometimento”, avaliou Ippolito.
Na ocasião, foi destacada a necessidade de acompanhar o desenvolvimento da educação integral e apoiar a formação continuada de gestores, coordenadores pedagógicos e professores. A reunião também reservou um momento para debates e socialização de ideias que contribuam na criação de estratégias que deem novas perspectivas para trabalhar integradamente em prol do principal foco da educação pública de Maceió, o aluno.