Começa em Maceió o Primeiro Encontro Nacional de Bombeiras Militares

Evento é uma iniciativa pioneira em comemoração aos 70 anos da Corporação

Agência AlagoasBombeiros

O I Encontro Nacional de Bombeiras Militares (ENBombeiras) é uma iniciativa pioneira do Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas (CBMAL), que agregou o evento às comemorações do aniversário de 70 anos da Corporação. O evento que começou nesta terça-feira, 7, segue até sexta-feira (10), com a participação de cerca de 250 bombeiras militares brasileiras.

Um ambiente predominantemente masculino, mas que, há alguns anos, conta com a presença marcante de mulheres fortes e empenhadas no serviço operacional: assim são os Corpos de Bombeiros Militares de todo o País que, apesar do trabalho pesado do dia a dia, também foram ocupados por militares do sexo feminino, que quebraram paradigmas e mesmo com as diferenças, conquistaram seu espaço.

O dia das mulheres foi comemorado no I ENBombeiras nesta quarta-feira, 8, com a apresentação de músicas que representaram Alagoas, com a cantora Kel Monalisa; dança do coco de roda Xique Xique, e homenagem à Terezinha Ramires, que contribuiu para o ingresso das primeiras bombeiras de Alagoas.

A palestra magna foi proferida pela tenente coronel Jousilene Sales, do Corpo de Bombeiros Militar da Paraíba, e versou sobre o cenário das mulheres em posições de liderança nos Corpos de Bombeiros Militares.

Na oportunidade, o coronel Adriano Amaral da Silva, comandante geral do CBMAL, agradeceu a todos os patrocinadores, autoridades do governo e enalteceu o trabalho de todas as participantes do evento.

“A coragem, competência e, sobretudo, a capacidade feminina de amar as pessoas, impulsionaram as instituições militares e trouxeram um novo e importante papel social. A força das mulheres se revela indispensável para as transformações sociais e com muita satisfação a recebemos em solo alagoano para debates, troca de experiências e desenvolvimento profissional”.

Com o intuito de discutir temas relevantes acerca do papel da mulher no meio militar e na sociedade o evento contará com palestras de profissionais alagoanos e de outros estados, oficinas operacionais, apresentação de trabalhos científicos, mesas-redondas com militares de todas as regiões, além da competição operacional Bombeira de Garra, em que as bombeiras farão atividades englobando as diversas áreas de atuação do Corpo de Bombeiros, demonstrando a capacidade feminina no exercício da profissão.

Veja Mais

Deixe um comentário