Socioeducandas debatem sobre a valorização da mulher negra

Coordenadora do Instituto Raízes de Áfricas, Arísia Barros, trocou experiências com adolescentes da Unidade de Internação Feminina

Ascom / SeprevAção faz parte da programação alusiva ao Dia Internacional da Mulher, que vêm acontecendo durante toda a semana na UIF

Ação faz parte da programação alusiva ao Dia Internacional da Mulher, que vêm acontecendo durante toda a semana na UIF

Adolescentes que cumprem medidas socioeducativas na Unidade de Internação Feminina (UIF), em Maceió, participaram, nesta quinta-feira (9), de uma roda de conversa sobre a importância da autoestima e da valorização da mulher negra.

A iniciativa faz parte das ações alusivas ao Dia Internacional da Mulher, que vêm acontecendo durante toda a semana na unidade. No debate, a coordenadora do Instituto Raízes de Áfricas, Arísia Barros, realizou dinâmicas e trocou experiências com as socioeducandas.

Sobre um tecido estampado no chão repleto de trouxinhas, as adolescentes relataram histórias emocionantes sobre o convívio com os familiares, enfatizando a força das mulheres da família.

mocionadas, as jovens destacaram a importância do reconhecimento da luta dessas mulheres que buscam viver numa sociedade mais livre e igualitária. Temas como o resgate da autoestima também entrou em pauta.

“É preciso trabalhar o espelho todos os dias, cuidar do corpo e da alma, para que encaremos os desafios de uma sociedade ainda preconceituosa”, afirmou Arísia Barros.

As adolescentes assistiram a vídeos com temáticas sobre “o deficiente e o racismo”, “o racismo e a mulher preta da periferia”, “racismo e autoestima” e o “racismo e a literatura na periferia”.

Nesta sexta-feira (10), a Semana da Mulher será encerrada com o desfile das adolescentes no concurso Garota Florescer, o primeiro realizado na UIF.

Fonte: Agência Alagoas

Veja Mais

Deixe um comentário