Um dos municípios mais afetados pelo temporal que atingiu parte do Rio Grande do Sul na manhã deste domingo (12), São Francisco de Paula, na Serra, registra centenas de pessoas desabrigadas, pelo menos 10 desaparecidos e duas mortes, além de feridos. Quatro bairros ficaram destruídos após a chuva.
Segundo informações da Defesa Civil, pelo menos 10 pessoas estão desaparecidas e duas mortes foram confirmadas, sendo uma criança de 2 anos e um jovem de 20 anos, em ocorrências distintas. As vítimas estavam residências atingidas por desabamentos.
As famílias desabrigadas estão sendo encaminhadas ao ginásio municipal. A prefeitura mobiliza equipes para levar alimentos e roupas secas para os moradores. Segundo a Defesa Civil, cerca de 100 pessoas estão no local. Escolas e outros dois ginásios da cidade também estão recebendo moradores que ficaram desabrigados após suas casas serem danificadas.
A Brigada Militar do município conta com o apoio do Corpo de Bombeiros de cidades vizinhas para fazer os resgates. O acesso às famílias atingidas é difícil em função do número de árvores que caíram com o forte vento e bloqueiam as ruas. A Defesa Civil alerta para a necessidade de doações principalmente de lonas, telhas, alimentos e roupas.
A chuva também causou bloqueio na BR-116 em Caxias do Sul e transtornos com alagamentos em diversos municípios do estado. Em Porto Alegre, a Zona Norte foi a região mais atingida. Não houve registros de estragos mais graves, mas diversas ruas e avenidas ficaram alagadas, incluindo o acesso ao Aeroporto Salgado Filho. Mais de 40 mil clientes ficaram sem energia elétrica, de acordo com as concessionárias responsáveis pelo serviço.