Pelo menos 19 menores que estavam na Unidade de Internação de Masculina (UIM), no Tabuleiro do Martins, fugiram, na madrugada desta segunda-feira (19).
De acordo com a assessoria de comunicação da Secretaria de Estado de Prevenção Social à Violência (Seprev), a fuga aconteceu por volta das 2h da manhã quando os adolescentes fingiram que um deles passava mal para se aproximarem dos monitores.
“Seguindo a norma padrão o monitor abriu o alojamento e foi surpreendido pelos menores”, informa a assessoria. Os adolescentes estavam armados com espetos.
Com isso, os jovens saíram da instalação e em seguida renderam outros cinco monitores até chegarem próximo do muro do prédio onde pularam. Após a fuga, a unidade ficou com 16 internos. “Essa é uma questão complicada, pois os monitores não podem andar armados. Trabalhamos para minimizar esse tipo de ocorrência, mas a unidade não estava superlotada. Havia 35 menores de um total permitido de 40”, reforça a assessoria.
A assessoria da Seprev informa ainda que todas as unidades são novas e que em 2016 Alagoas saiu de uma situação de constante superlotação para uma situação melhor após a construção de cinco novas unidades, o que teria diminuído paliativamente o número de fugas. “Essa unidade onde estavam os menores foi reformada de acordo com todas as normas do sistema nacional de segurança”, complementa.
Até o fechamento desta matéria, nenhum dos envolvidos na fuga foram capturados pela polícia, que continua a realizar rondas na região. Uma sindicância interna foi instaurada para apurar a responsabilidade do ocorrido.