Cras mantêm ações especiais para as mulheres até o dia 30

Ascom / SemasCras Fernão Velho faz palestra sobre direitos da mulher

Cras Fernão Velho faz palestra sobre direitos da mulher

Os equipamentos sociais da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) continuam, durante todo o mês de março, com as ações especiais que fazem parte da celebração do Dia Internacional da Mulher. Os destaques são para os Centros de Referência da Assistência Social (Cras) Pitanguinha e Cras Fernão Velho.

No Cras Fernão Velho, as ações terão prosseguimento nesta terça-feira (14), quando acontece a exibição de um filme com temática feminina e, em seguida, um debate. No dia 16, haverá palestras e oficinas com orientações sobre a saúde da mulher.

No dia 21 é a vez das meninas participarem de uma oficina de bijuteria. No dia 23, as atividades serão voltadas para o embelezamento feminino. No mesmo dia serão repassadas orientações sobre os conflitos familiares, como uso abusivo de drogas e a violência doméstica, com o grupo Amor Exigente.

A coordenadora do Cras Fernão Velho, Adriane Isabel, revela que o ponto principal das ações será realizado no dia 30 de março. A partir das 7 horas, haverá uma caminhada em combate à violência contra a mulher. No mesmo dia, às 14h, acontecerá a entrega do III Prêmio Mulher Destaque, cujo tema é “Mulher Inteligente é Mulher que se Cuida”.

III Prêmio Mulher Destaque

Este ano, a terceira edição do Prêmio Mulher Destaque vai homenagear a mulher que se tornou referência para a comunidade com a realização de trabalhos sociais voltados para os cuidados com a saúde da mulher.

“Essa é a terceira edição do Prêmio Mulher Destaque. Há três anos realizamos essa homenagem para assegurar o reconhecimento da comunidade às mulheres que realizaram ações coletivas importantes para a transformação da vida das pessoas que moram na região”, diz a coordenadora do Cras Fernão Velho.

No primeiro ano de entrega do prêmio, três mulheres foram agraciadas. Elas foram eleitas por votação, com direito a urna. A premiada foi a líder comunitária Gecina da Silva. No segundo ano, a escolhida foi Luíza Barbosa, pela luta contra o câncer. Este ano, profissionais da área da saúde e de organizações não-governamentais vão eleger a mulher que receberá a premiação.

As mulheres que participaram das ações no Cras Fernão Velho já tiveram a oportunidade de participar de uma palestra sobre o significado político da data que celebra em todo o mundo o Dia da Mulher. A coordenadora do Cras Dom Adelmo Machado, Djane Pacheco, abordou questões sobre os direitos das mulheres. Elas também participaram de aulas de educação física.

Cras Pitanguinha

Já o Cras Pitanguinha preparou um café da manhã de boas vindas para recepcionar as mulheres, que em seguida, participaram de ações voltadas para a elevação da autoestima, com limpeza de pele, num dia de embelezamento.

As mulheres participaram de uma palestra sobre o papel feminino no século XXI, com foco no protagonismo. As participantes puderam ainda se inscrever no Serviço de Convivência do Cras. Houve ainda parceria com a Unidade de Saúde da Pitanguinha, com orientações voltadas para a saúde da mulher.

O Cras Pitanguinha fica na Rua Cônego Tobias, sem número. O telefone é o (82) 3315-1578. Já o Cras Fernão Velho fica na Praça São Jorge, número 20. O telefone é o (82) 3378-8149.

Fonte: Ascom / Semas

Veja Mais

Deixe um comentário