Próximo domingo (26) é dia de aventura e diversão para quem se inscreveu na primeira trilha ecológica organizada pelo Instituto do Meio Ambiente (IMA-AL). A EcoTrilha pretende sensibilizar a sociedade quanto a importância da preservação da Laguna Mundaú e, ao mesmo tempo, mostrar os impactos causados ao ecossistema.
A largada está prevista para acontecer às 9h, partindo da Base descentralizada do IMA em Marechal Deodoro, na Ilha de Santa Rita. O público alvo será a comunidade em geral, além de grupos organizados de ciclismo, cavalgada, entre outros.
A trilha abrangerá os municípios que margeiam a laguna, como Coqueiro Seco, Santa Luzia do Norte, Satuba, Marechal Deodoro e Maceió. Os competidores farão o percurso de 41 km, seguindo o caminho delimitado no mapa da prova. A prova começa às 9h, mas a concentração terá início às 8h e os competidores devem concluir entre às 16h e 17h.
Haverá pontos estratégicos de parada e, em cada ponto, os participantes serão recebidos com apresentações culturais, palestras e mesas de frutas. A primeira parada será em Coqueiro Seco, a segunda em Santa Luzia do Norte e a terceira em Satuba. A concentração final será na Praça Lucena Maranhão, em Bebedouro, em Frente à Igreja Matriz de Santo Antônio de Pádua, onde haverá distribuição de mudas de árvores nativas, sabão ecológico, bloquinhos reciclados e sorteio de brindes.
Para a realização do evento, o IMA contará com o apoio de órgãos da esfera municipal e estadual, como o Batalhão de Polícia Ambiental (BPA), Batalhão de Policiamento de Trânsito (BPTRAN), Corpo de Bombeiro e as prefeituras municipais de Marechal Deodoro, Coqueiro Seco, Santa Luzia do Norte, Satuba e Maceió, além da Associação de Ciclismo e Grupo de Cavalgada.
As inscrições podem ser feitas online, no endereço online, até sábado (25), e no domingo durante a concentração. Os interessados devem levar documento de identificação e 2kg de alimentos não perecíveis que serão doados para comunidades carentes dos municípios parceiros.
Quem for percorrer a trilha a cavalo deve apresentar os exames obrigatórios de anemia infecciosa equina (AIE) e Mormo, além de retirar, na Adeal, a Guia de Trânsito Animal (GTA nº 2073).
A EcoTrilha encerra a programação da Semana da Água, que iniciou no último domingo (19) e tem como intuito sensibilizar a população alagoana sobre o uso desordenado e a preservação dos recursos hídricos.
Dando continuidade à programação, nesta sexta-feira (24) haverá atividades em Penedo, como Barco-escola, das 9h às 12h, distribuição de mudas, das 9h às 14h, e peixamento, das 14h às 15h. No sábado (25), os técnicos farão um mutirão de limpeza no Rio Niquim, das 9h às 13h.