Criada em 2007, em parceria com a WWF, para conscientizar sobre as consequências do aquecimento global, a será realizada neste sábado, 25 de março, quando indivíduos, empresas, governos e comunidades serão convidados a desligarem as suas luzes durante uma hora (das 20h30 às 21h30), para mostrarem o seu apoio à ação ambientalmente sustentável.
Como uma das primeiras campanhas acerca das alterações climáticas, a Hora do Planeta tem crescido a partir de um evento simbólico em uma única cidade para o maior movimento do mundo em defesa do ambiente.
A Hora do Planeta em 2016 chegou a 178 países e territórios, a mais de 9.000 cidades e vilas.
Em 2017, a Hora do Planeta pretende aproveitar o poder dos seus milhões de adeptos em todo o mundo para mudar o rumo das alterações climáticas.
Aqui no Brasil, algumas empresas já confirmaram participação no evento global. A Arcos Dorados, maior franquia McDonald’s do mundo, apagará os luminosos externos dos seus mais de dois mil restaurantes. “Sabemos do nosso importante papel como agente transformador, por isso, além de implementarmos iniciativas sustentáveis, também nos engajamos com ações que conscientizem a sociedade para a importância desse tema, dentre elas está a Hora do Planeta, da WWF”, explica Leonardo Lima, diretor de sustentabilidade da Arcos Dorados.
O Sheraton Grand Rio Hotel & Resort também apagará suas luzes por 60 minutos, a partir das 20h30. Mas o resort não ficará no escuro, 300 velas serão acessas para que hóspedes e clientes dos restaurantes possam aproveitar a maior área de lazer do Rio de Janeiro. Além destas ações, o hotel ainda espalhará mensagens em apoio à causa ambiental com papel reciclado e aviso de voz nos telefones dos quartos.
Iniciativa semelhante terão os shoppings administrados pela Sonae Sierra Brasil, cujos empreendimentos reduzirão parcialmente suas luzes para lembrar seus visitantes sobre a importância da participação de todos no combate ao aquecimento global.
Centenas de lojas do Grupo Carrefour terão as suas fachadas apagadas por todo o Brasil. Dentro das unidades, a rede promove ações para incentivar seus milhares de clientes a aderir à causa, abordando o dever de cada um com o planeta.