A 58º Reunião Anual do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) – que aconteceu entre 30 de março e 2 de abril, em Assunção, no Paraguai – contou com a presença do secretário de Turismo de Maceió, Jair Galvão. Ele representou o prefeito Rui Palmeira na cerimônia da assinatura que formalizou o convênio do banco para a execução do projeto “Maceió Mais Inclusiva Através de Economia Circular”.
Aproveitando a oportunidade da ida ao país, Galvão se reuniu com empresários do setor turístico para promover o destino Maceió no Paraguai. Um desses encontros foi com Carlos Olmedo, da operadora mayorista Terramar – que já vende pacotes de viagem para a capital alagoana – com o objetivo de discutir ações de curto prazo que promovam a vinda de mais turistas paraguaios para a cidade, principalmente entre maio e junho, período da baixa temporada.
“A operadora vai realizar ações de promoção do nosso destino e nós, institucionalmente, vamos divulgar Maceió no mercado paraguaio, através, por exemplo, do Facebook e Instagram do Experimente Maceió”, explica o secretário. “As ações sincronizadas nas redes sociais vão estreitar o relacionamento com o mercado paraguaio, abrindo as portas para eventuais parcerias e construindo pontes mais sólidas”, completa Galvão.
Em 2016, 1.886 turistas paraguaios vieram a Alagoas, sendo o quarto maior mercado emissor internacional. O primeiro lugar ficou com a Argentina, que mandou 16.466 visitantes para o estado, segundo pesquisa da Secretaria do Desenvolvimento Econômica e Turismo (Sedetur).