Alagoas alcança maior alta de crescimento do país no setor de Serviços

Segmento registrou alta de 14,7% em janeiro de 2017, comparado ao mesmo mês de 2016; Especialista diz que resultado favorece instalação de novas empresas

Tom AlvesEstado alcança maior alta de crescimento do país no setor de Serviços

Estado alcança maior alta de crescimento do país no setor de Serviços

O setor de Serviços em Alagoas obteve em janeiro um crescimento de 14,7%, na comparação com o mesmo mês do ano passado, registrando a maior alta do país, segundo a Pesquisa Mensal de Serviços (PMS) divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) no último dia 29 de março.

De acordo com os dados, além de Alagoas, somente Piauí (8,1%), Ceará (2,6%) e Espírito Santo (1,8%) tiveram índices positivos no primeiro mês do ano. Para o economista e consultor empresarial Lucas Sorgato, o Estado obteve esse resultado por apresentar condições favoráveis para a instalação de novas empresas, sobretudo nas áreas da construção civil e do turismo. Outro fator citado por Sorgato é a manutenção dos salários em dia em diversos segmentos, fato que movimenta a economia e aumenta a oferta de serviços.

“Disponibilizar condições adequadas e que incentivem a migração de empreendimentos para AL é um fator de grande relevância para o segmento. Isso permite que novos negócios sejam instalados e gerem novos empregos, movimentando diretamente a economia de Alagoas”, disse Sorgato.

Há 25 anos, o boliviano Alejandro Velásquez recepciona turistas de dentro e fora do país que desembarcam em Alagoas. Atuando como diretor comercial e operacional da Luck Receptivo, Alejandro vê em Alagoas um potencial turístico e econômico latente.

“Alagoas tem apresentado um número elevado de turistas em todas as épocas do ano, ficando acima da média nacional. Esse crescimento é fundamental para que o setor de prestação de serviço se desenvolva, o que consequentemente fortalece a economia, através da geração de emprego e renda”, afirmou Alejandro Velásquez.

Além de Alejandro e do setor turístico, quem também comemora o bom momento do segmento de Serviços em Alagoas é a multinacional Almaviva do Brasil, empresa de contact center  e informática, que opera no Estado desde 2014 e gera cerca de 6,8 mil empregos diretos.

“Alagoas detém a maior operação dentre todos os nove países em que a Almaviva trabalha. A gente cresceu muito no Estado e estamos agora num momento de consolidação, em função da parceria com a iniciativa pública”, afirmou o diretor de comunicação e relações institucionais da Almaviva do Brasil, Luis Alcubierre.

Para o secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo de Alagoas, Helder Lima, o resultado positivo no setor de Serviços é fruto de um trabalho realizado a quatro mãos.

“Temos reforçado a importância de realizar um trabalho em parceria entre a iniciativa pública e a privada, para que AL possa se desenvolver. Essa equação tem dado certo e estamos alcançando resultados importantes e gerando emprego e renda para a população”, afirmou Helder Lima.

Fonte: Ascom / Sedetur

Veja Mais

Deixe um comentário