A partir desta sexta-feira, 7, até o dia 17 de abril de 2017, a Agência Reguladora de Serviços Públicos do Estado de Alagoas (Arsal) realiza Consulta Pública do Gás Natural Canalizado, para obter subsídios e informações adicionais para estabelecer a nova Margem Bruta a ser praticada pela concessionária Gás de Alagoas S.A (Algás) no ciclo 2017/2018.
A Nota Técnica contendo o cálculo da Margem Bruta proposta pela Arsal está disponível no endereço eletrônico www.arsal.al.gov.br e qualquer pessoa pode participar da consulta, enviando contribuições até às 14h do dia 17. Após a análise das contribuições – onde o valor proposto pela Arsal pode ser mantido ou alterado – o valor da nova tarifa será homologado pela Agência Reguladora.
Tarifa Média
A tarifa média é o resultado da soma do Preço de Venda (PV), que é o valor do gás cobrado pela Petrobras – e responde em média por 80% do valor da tarifa – e da Margem Bruta, que são os 20% restantes definidos pela Arsal no processo. A revisão tarifária anual é obrigatória e está prevista no contrato de concessão firmado em 1993 entre o Governo do Estado e a Algás.
O sistema de distribuição de gás natural canalizado em Alagoas atende 9.198 unidades consumidoras dos segmentos residencial, comercial, automotivo, cogeração e industrial, em oito municípios de Alagoas (Maceió, Rio Largo, Satuba, Santa Luzia do Norte, Marechal Deodoro, Pilar, Atalaia e Penedo).