O presidente russo, Vladimir Putin, diz acreditar que o bombardeio dos EUA a uma base aérea do governo sírio é uma “agressão contra um Estado soberano”, baseado em “pretextos inventados”, informou o Kremlin na manhã desta sexta-feira (7), segundo agências de notícias russas.
“O presidente Putin acredita que o bombardeio dos EUA contra a Síria é uma agressão contra um Estado soberano em violação das normas do direito internacional”, disse o porta-voz Dmitri Peskov Kremlin.
O líder russo acrescentou que “vê nos ataques uma tentativa por parte dos EUA de desviar a atenção da comunidade internacional das muitas vítimas entre a população civil no Iraque”, onde tropas americanas lideram uma operação militar contra o Estado Islâmico.
Segundo o porta-voz do Kremlin, a atitude de Trump prejudica as relações entre EUA e Rússia. “Esta ação de Washington causa um dano considerável nas relações russo-americanas, que já se encontram em um estado lamentável”, disse, segundo a agência France Press.
“E o mais importante, como considera Putin, é que não nos acerca do objetivo na luta contra o terrorismo internacional, mas, ao contrário, cria um importante obstáculo para formar uma coalizão internacional antiterrorista”, disse Peskov.
O Kremlin insistiu que “o Exército sírio não dispõe de arsenais de armas químicas, cuja destruição foi supervisionada e confirmada pela Organização para a Proibição de Armas Químicas”.
Logo após o ataque, o Pentágono informou que as forças russas que atuam na Síria foram comunicadas sobre o ataque com antecedência e que setores da base onde havia russos foram evitados e não foram atingidos.
O chefe do Comitê de Defesa do Parlamento russo disse que a Rússia irá convocar uma reunião urgente do Conselho de Segurança da ONU após o ataque aéreo dos EUA à Síria e que a ação pode enfraquecer o combate ao terrorismo no país, segundo a Reuters, que cita a agência russa RIA.
Veja Mais
Lula parabeniza presidente eleito do Uruguai
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva parabenizou o presidente eleito do Uruguai, Yamandu Orsi (foto), pela vitória nas urnas...
Moraes deve encaminhar denúncia contra 37 indiciados por tentativa de golpe de Estado
Após a entrega do inquérito, Paulo GoNet terá um prazo inicial de 15 dias para examinar os pedidos, que pode ser estendido por mais 15 dias devido ao recesso do Judiciário
Lula diz que dará apoio às autoridades no socorro às vítimas de acidente
O presidente Lula se solidarizou com as vítimas do acidente na Serra da Barriga que provocou a morte de 18...
Eleitores vão às urnas no Uruguai neste domingo (24) em disputa acirrada
Yamandú Orsi, candidato de centro-esquerda, e Álvaro Delgado, de centro-direita, concorrem à Presidência
Brenner faz 2, vira artilheiro, e Inter derrota Cruzeiro-RS Ataque americano à Síria é ‘agressão’ baseada em ‘pretexto inventado’, diz Putin