O governador Renan Filho autoriza nesta quarta-feira (12) a abertura do processo licitatório para a construção do Hospital Regional de Porto Calvo. A solenidade de assinatura acontece a partir das 10 horas, na praça Apolinário de Gusmão, Centro da cidade, e integra a programação festiva pela passagem dos 381 anos de emancipação política do município, localizado a 100 km de Maceió, na região Norte de Alagoas.
“É uma felicidade grande. Trata-se do primeiro hospital regional do interior do Estado que vamos autorizar a licitação em nosso governo. Esta obra, ao lado do Hospital da Mulher e do Metropolitano, vai ampliar os investimentos na área da saúde, que é uma das principais demandas dos cidadãos”, declarou Renan Filho.
A unidade hospitalar será referência para os casos de urgência e emergência, atendimentos clínicos e materno e infantil para os pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS).
O hospital irá beneficiar a população dos municípios de São Luiz do Quitunde, Jacuípe, Matriz de Camaragibe, Passo de Camaragibe, São Miguel dos Milagres, Japaratinga, Porto de Pedras e Maragogi, que integram a 2ª Região de Saúde de Alagoas.
Conforme o projeto, o Hospital Regional de Porto Calvo vai ofertar serviços de média complexidade em seus 110 leitos. Do total, serão 18 para maternidade, 15 de pediatria, 27 para a realização de cirurgias, 30 leitos de clínica médica, 10 para UTI adulto, 7 de UCI neonatal e 3 leitos para enfermaria canguru.
O valor estimado da obra é de R$ 37.964.311,17 para a construção. A unidade será edificada em um terreno de 8.729,63 m², doado pelo município no bairro Mangazala.