Iniciada no último sábado (08), a Zona Azul nos bolsões de estacionamentos dos Edifícios Harmony e Le Monde já está sendo fiscalizada pelas equipes de agentes de trânsito da Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT).
Para evitar multas, o usuário pode comprar créditos da Zona Azul no aplicativo gratuito Zona Azul Maceió para os sistemas iOS e Android, ou por meio de talões de papel vendidos em pontos comerciais conveniados próximos aos bolsões (Assaí Maceió e Caldo de Cana Ki Delícia).
A compra mínima dos talões de papel é de uma hora de estacionamento, que custa R$ 2,50. O condutor poderá comprar até quatro cartões, a depender de onde estiver estacionado e se quiser permanecer por mais tempo. O talão da Zona Azul deve ser colocado internamente no veículo, em cima do painel, de forma visível.
Já o aplicativo oferece a vantagem do uso fracionado por minuto, onde o valor é debitado de acordo com o tempo de permanência (máximo de quatro horas na parte interna do estacionamento e de duas horas no estacionamento mais externo e de fácil acesso).
A fiscalização da permanência é feita pelas equipes de fiscalização de trânsito da SMTT em rondas nos locais da Zona Azul, sendo observada a presença dos cartões nos veículos. Já pelo aplicativo, a placa do automóvel é conferida para comprovação do cadastrado via equipamento utilizado pelos agentes de trânsito. Em caso de irregularidade, o condutor é multado e pode ter o veículo recolhido pelo caminhão guincho.
A Zona Azul funciona de segunda a sexta, das 8h às 19h, e no sábado de 8h até 14h.