Solidariedade, cidadania e educação são preceitos primordiais para contribuir com os avanços sociais. Com base nesta premissa, a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) colocou em prática mais uma ação do projeto Quilombo Sustentável.
Durante toda a quarta-feira (13), o Quilombo Tabacaria, no município de Palmeira dos Índios, foi o contemplado com diversas atividades. Houve entrega de ovos da páscoa para mais de 250 crianças, oficinas de pinturas, além de outras ações que remontam aos cuidados com o meio ambiente.
A pequena Nailza Pereira da Silva, de 6 anos, disse que adorou o desenho de uma casa que fez. “Eu pintei uma casa colorida com árvores e um sol. Foi um dia único que nunca tive aqui onde eu moro e vou guardar pra sempre”, declarou.
A Semarh em parceria com a Companhia de Saneamento Básico (Casal), Gabinete Civil, Prefeitura de Palmeira dos Índios e o Encontro de Casais com Cristo (ECC) ainda proporcionaram um dia diferente para as famílias. Exames básicos de saúde estavam à disposição dos adultos, bem como a distribuição de roupas e kits de higiene pessoal.
Na ocasião a secretária Executiva de Gestão Interna da Semarh, Michelle Beltrão, reforçou o compromisso do Governo de Alagoas com uma série de programas que vem sendo desenvolvidos e vislumbram melhorias nas comunidades.
“A comunidade Tabacaria foi contemplada com 14 mil litros de água potável e a Semarh segue ditando um ritmo intensificado de ações para garantir acesso à água de qualidade principalmente nos locais de difícil acesso, bem como nas cidades que estão sofrendo com o fenômeno da seca”, disse Michelle.
Dona Maria Aparecida dos Santos, de 39 anos, demonstrou felicidade ao falar que ela e seu filho iriam consumir água potável. “Agora sim vou cozinhar, tomar banho e beber água. Aqui, nós valorizamos bastante esse recurso precioso”.
Ao fim da ação, as crianças receberam os ovos de páscoa doados pelos servidores da Semarh. Para o José Ryan dos Santos de apenas 3 anos, o melhor momento foi saber que os chocolates seriam distribuídos e ele seria contemplado.
“Eu gostei de tudo, de pintar, de brincar e de lanchar, mas ganhar o ovo de páscoa me deixou emocionado”, disse.