A Operação Tiradentes – Brasil Integrado, deliberada pelo Conselho Nacional dos Comandantes Gerais das Policias e Corpos de Bombeiros Militares do Brasil (CNCG), resultou na apreensão de nove armas de fogo em Alagoas, em 24 horas de duração.
As ações tinham por finalidade o cumprimento de mandados de busca e apreensão e combate ao tráfico de drogas, roubos e furto de veículos, imóveis residenciais e comerciais, além da apreensão de armas e substâncias entorpecentes e pessoas foragidas da justiça.
Ao todo, 1.539 policiais militares, divididos em 402 viaturas, atuaram no Estado na operação realizada simultaneamente em todo o Brasil. Além da apreensão de nove armas de fogo, 14 veículos foram apreendidos, quatro automóveis recuperados e dez mandados de busca e apreensão cumpridos. Foram lavrados também 51 autos de infração de trânsito que levaram à prisão de 26 pessoas.
De acordo com o comandante-geral da PM, coronel Marcos Sampaio, a operação apresentou um saldo positivo para a diminuição da criminalidade em Alagoas, realizando mais de 3.500 abordagens em um único dia. “Esta é a missão primordial de nossa corporação, promover a segurança da sociedade. Sabemos o quanto é difícil impedir que ocorram atos ilícitos, mas não mediremos esforços para dificultar ao máximo a prática destes crimes”, afirmou o oficial.