Maria Sharapova voltará às quadras nesta quarta-feira após 15 meses de suspensão por doping. A tenista disputará o torneio WTA de Stuttgart e chega para a competição sofrendo críticas por duas razões. A primeira, envolve o calendário da competição.
O inicio do torneio começou na segunda-feira e a punição da tenista acaba só na quarta-feira, por conta disso, a organização marcou a estreia da russa, contra a italiana Roberta Vinci, para o dia em que termina sua suspensão. As partidas realizadas na quarta são normalmente reservadas pata as tenistas principais, cabeças de série.
Outra polêmica começou quando a alemã, Julia Görges , campeã do torneio em 2011 e que neste fim de semana ajudou a Alemanha a vencer a Ucrânia no Grupo Mundial da Copa Fed, e não recebeu o wild card (convite para participar do evento) e Sharapova recebeu. A tenista russa por estar afastada das quadras não tem a colocação necessária para participar do evento.
Há quinze meses, quando Sharapova ainda jogava, o ranking mundial era liderado por Serena Williams e tinha no segundo lugar a alemã Angelique Kerber. Além delas, Simiona Halep que detém a quinta colocação, são as únicas que não mudaram de posição. A atual terceira colocada, Karolina Pliskova há 15 meses não aparecia entre as 10 primeiras do ranking.