Em 2018, ASA participará pela décima vez consecutiva da Copa do Brasil

Ascom / ASA de ArapiracaASA de Arapiraca

ASA de Arapiraca

Ao vencer o Murici por 3 a 0 neste sábado (29), em Arapiraca, a Agremiação Sportiva Arapiraquense (ASA) confirmou a classificação para a Copa do Brasil 2018. Será a décima participação consecutiva do Alvinegro na competição nacional, desde 2009 o time arapiraquense não fica fora desse campeonato. Além disso será a décima quinta vez na história, que o ASA irá disputar a Copa do Brasil, o segundo clube de Alagoas que mais vezes disputou a competição nacional.

A estreia Alvinegra na Copa do Brasil foi em 2001, quando enfrentou o Vitória-BA, após duas derrotas por 2 a 1 em Arapiraca e Salvador, o ASA foi eliminado na primeira fase da competição. Aliás, o clube baiano é a equipe que o ASA mais enfrentou na competição, três vezes. Em 2001 foi eliminado na primeira fase, em 2009 conseguiu dois empates, mas foi eliminado em Salvador nos pênaltis e em 2015 o Alvinegro eliminou o Vitória, após dois empates, 1 a 1 em Arapiraca e 2 a 2 em Salvador.

No ano de 2002, o Alvinegro arapiraquense chamou a atenção do país, ao eliminar o Palmeiras ainda na primeira fase da Copa do Brasil. Em Arapiraca o ASA venceu o Alviverde por 1 a 0, gol de Sandro Goiano, no jogo de volta uma derrota por 2 a 1 classificou o Glorioso para a segunda fase pelo gol marcado fora de casa.

Por três vezes o ASA alcançou a terceira fase da competição, foram as melhores participações do gigante de Alagoas na Copa do Brasil. Em 2013, o Alvinegro estreou contra o Santa Cruz-RN, empate por 0 a 0 fora de casa e uma vitória suada por 2 a 1 no Municipal de Arapiraca, na segunda fase o time arapiraquense enfrentou o Ceará, vitória por 3 a 0 em Alagoas e uma derrota pelo mesmo placar em Fortaleza, nos pênaltis o Alvinegro levou a melhor e venceu por 4 a 3. Na terceira fase, o adversário era o Flamengo, derrota nas duas partidas 2 a 0 em casa e 2 a 1 fora, encerrando a participação Alvinegra na copa nacional.

Em 2015, na primeira fase, o ASA eliminou o jogo de volta ao vencer em Roraima o São Raimundo por 3 a 1. Na segunda fase, enfrentou o Vitória-BA, empate em Arapiraca por 1 a 1 e em Salvador também um empate, só que em 2 a 2, pelos gols marcados fora de casa o Alvinegro avançou. Na terceira fase, o Palmeiras mais uma vez seria o adversário o Alvinegro até conseguiu um bom resultado no jogo de ida em São Paulo, 0 a 0, mas no jogo de volta perdeu por 1 a 0 em Londrina-PR e terminou eliminado.

Nesta temporada, a competição teve sua fórmula de disputa modificada, na primeira fase o ASA enfrentou a Ferroviária-SP fora de casa e empatou por 1 a 1 e conquistou a classificação, na segunda fase o Alvinegro tinha pela frente o Coritiba-PR no estádio Couto Pereira, vitória por 2 a 0 e passaporte carimbado pra terceira fase. Na fase seguinte, dois empates por 0 a 0 e na decisão dos pênaltis o Alvinegro acabou derrotado por 4 a 1.

Entre os clubes alagoanos, o ASA é a segunda equipe com mais participações na Copa do Brasil, são 14 no total, perdendo apenas para o Centro Sportivo Alagoano (CSA) que participou 15 vezes da competição.

Fonte: Ascom / ASA de Arapiraca

Veja Mais

Deixe um comentário