Os agentes da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) de Arapiraca aderiram à greve e cruzaram os braços, na manhã desta terça-feira (02). A paralisação por tempo indeterminado se deve ao não pagamento do salário do mês dezembro de 2016 e já havia sido anunciada pelo Sindicato dos Agentes Municipais de Trânsito (Sindatran), na semana passada.
“Nós já protocolamos vários ofícios na Prefeitura e até agora não há sinalização de quando será pago esse salário. Estamos cumprindo o que manda a Legislação”, comentou José Glauco de Oliveira. Em nota, o Sindatran havia informado que a prefeitura sinalizou na imprensa que quitaria os salários atrasados, mas que nenhum documento oficial foi enviado às entidades sindicais.
A Assessoria de Comunicação (Ascom) da Prefeitura de Arapiraca informou ao Já é Notícia que ainda não há uma definição sobre o pagamento do salário do mês de dezembro de 2016, mas que na última sexta-feira (28) já foi liberado o pagamento de todos os servidores que recebem até R$ 1200,00. A Ascom lembrou ainda que a greve é ilegal, como foi considerada pelo Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ/AL).
Ainda nesta terça-feira, a Prefeitura irá emitir nota, assim que for notificada da greve.
Confira a nota do Sindatran:
“Nota
O SINDATRAN-AL, Sindicato dos Agentes Municipais de Trânsito do Estado de Alagoas, pessoa jurídica de direito privado, inscrito no CNPJ: 15.218.022.0001/08, vem por meio de seu Presidente, José Glauco de Oliveira, no uso de suas prerrogativas e atribuições, vem informar, não só os agentes, mas a sociedade como um todo a que a partir do dia 02 de maio de 2017 os agentes da autoridade de trânsito estarão em greve, essa paralisação só terá fim com o pagamento ou com o estabelecimento de um prazo oficial para o pagamento, em parcela única, do salário de dezembro de 2016, sim, por incrível que possa parecer, ainda é o salário de dezembro de 2016. Esse ato foi acordado pela categoria em assembleia geral conjunta com o SINDSAR (Sindicato dos Servidores Públicos Municiais da Saúde, Administração e Serviços de Arapiraca) e SINEAL (Sindicato dos Enfermeiros de Alagoas) no dia 24 de abril de 2017. Embora o prefeito tem afirmado na imprensa que quitaria o debito salarial de todos os servidores no mês de maio, nenhum documento oficial foi firmado com nenhuma entidade sindical.
Não há como dizer que não tentamos ou que não estivemos abertos a negociação, participamos de diversas reuniões e nenhuma solução conclusiva foi apresentada, até o parcelamento foi proposto por outra entidade sindical e não teve resposta. Mesmo diante de tudo isso, ainda esperamos até abril de 2017 para iniciarmos uma greve. Fica mais do que claro que não encontramos outro meio para lutar por nosso direito.
Ainda informamos que por prestamos um serviço essencial, 30% do efetivo estará desempenhando suas funções normalmente conforme exige a legislação, pois não temos interesse em prejudicar a população.
O SINDATRAN-AL está aberto à negociação mediante interesse da gestão.
Participem e vamos à luta!