As vendas em comemoração ao Dia das Mães devem aquecer o comércio de Maceió. Pesquisa do Instituto Fecomércio revela que 69,7% dos entrevistados pretendem presentear na data. No entanto, o desemprego e a redução da renda das famílias – que torna o crédito cada vez mais escasso – contribuíram para a diminuição de consumidores em condições de comprar na data em relação ao ano passado. Em 2016, a pesquisa apontou que a intenção de compras para o Dia das Mães correspondeu a 77% do total de entrevistados.
Dos entrevistados, 29,3% foram categóricos aos afirmarem que não irão presentear. Desse total, 48% afirmaram não ter quem presentear; 18,6% optaram por comemorar de outra forma; 6,6% afirmaram que estão endividados; 6% estão desempregados e 4% cautelosos.
A maioria dos consumidores vai gastar até R$ 100 (40,5%). O consultor econômico da Fecomércio, Felippe Rocha, explicou que esse comportamento é fruto do ritmo da economia. O levantamento demonstra ainda que 15% devem presentear com valores de até R$ 50. Um dos questionamentos da pesquisa foi saber quantos itens o consumidor pretende comprar para presentear no Dia das Mães e 59% afirmaram que apenas um item.
Quem pretende presentear no Dia das Mães afirmou que deverá comprar no shopping (74%), Centro de Maceió (11,7%), internet (4,3%), entre outros. Perfumes e cosméticos (26,8%) estão entre os itens mais procurados pelos consumidores, seguidos de calçados (26,3%), vestuários (24,3%), entre outros.
Em relação à forma de pagamento, 50% deverão optar em pagar à vista/dinheiro, cartão de crédito/parcelado (28%), à vista/cartão de débito (16%) e cartão de crédito rotativo (6%).
A pesquisa abordou ainda quais os motivos que levam o entrevistado a entrar numa loja. Por ordem, os consumidores consideram preços, conforto, variedade, proximidade, entre outros.
Perfil
Com relação ao perfil dos entrevistados, 53% são do sexo feminino e 47% do sexo masculino. A maioria dos entrevistados tem idade entre 25 e 34 anos (32%) e de 35 a 44 anos (24%).
A pesquisa completa está disponível no site da Fecomércio.
Veja Mais
Maceió se destaca como 6º destino mais procurado do Brasil em 2024
Levantamento da KAYAK revela aumento de 16% na busca de passagens
Sine Maceió oferece 500 vagas de emprego para 2025
Vagas são para admissão imediata de Call Center no setor de atendimento bancário
Junta Comercial atualiza tabela de preços de serviços
Resolução publicada no Diário Oficial desta segunda (16) ainda estabelece período de 30 dias para que os novos valores entrem em vigor
Sine Alagoas oferece 747 vagas de emprego em Maceió e mais 4 cidades
Há vagas disponíveis para a Região Metropolitana de Maceió, Arapiraca, Porto Calvo, Palmeira dos Índios e São Miguel dos Campos
Rota interior: Venerável Ani Zamba Chözom volta a Maceió e repassa ensinamentos budistas Maceioenses vão às compras no Dia das Mães