Maverick Vinales da Yamaha obteve sua terceira vitória em cinco etapas na MotoGP 2017 em Le Mans, França. Como resultado, ele assumiu a liderança do campeonato com 17 pontos de vantagem sobre Dani Pedrosa da Repsol Honda.
Vinales caiu da pole para segundo na largada, atrás de Johann Zarco. O piloto da Tech 3 Yamaha liderou até a sétima volta, quando foi superado pelo piloto de fábrica. Atrás, Valentino Rossi (Yamaha) recuperava o terceiro posto perdido para Marc Marquez (Honda).
O atual campeão Marquez caiu sozinho a 11 voltas do final, na curva 3. Mais tarde, restando seis voltas, Rossi ganhava o segundo lugar de Zarco e partia para o ataque a Viñales, a quem deixou para trás a três voltas do final na Dunlop Chicane.
A situação mudou na última volta. O italiano errou na Garage Vert, devolvendo a ponta ao espanhol. Rossi tentou se recuperar, mas caiu sozinho na Garage Bleu, perdendo assim a liderança do campeonato.
Zarco herdou o segundo lugar e obteve seu primeiro pódio em casa. Pedrosa passou por Andrea Dovizioso e Cal Crutchlow para chegar em terceiro. A Ducati ficou em quarto, seguida pela LCR Honda e por Jorge Lorenzo (Ducati).