Das fases preliminares à liderança do Grupo 1 da Conmebol Libertadores Bridgestone. O Fogão, apesar da derrota por 1 a 0 para o Estudiantes, nesta quinta-feira, no Estádio Centenário em Quilmes, se classificou como primeiro colocado para as oitavas de final da competição.
Agora, com a vantagem de decidir em casa, o Glorioso espera seu adversário na próxima fase, que sairá em sorteio no dia 14/06. Antes, volta o foco para o Campeonato Brasileiro, no qual enfrenta o Bahia, domingo, no Estádio Nilton Santos.
O JOGO
Em Quilmes, o Botafogo foi a campo cheio de desfalques e contra um duro adversário, que tinha como objetivo a classificação para a Sul-Americana. Comandado por Verón na faixa central, o Estudiantes pressionou no início, teve mais a bola e insistiu em cruzamentos na área.
Mais recuado, o time alvinegro ameaçou apenas em um cruzamento de Rodrigo Lindoso para Bruno Silva cabecear e o goleiro pegar. Quando já não era intenso, o Estudiantes abriu o placar. Após cruzamento da esquerda, Rabello resvalou e Solari apareceu livre para marcar, aos 24 minutos.
Sem conseguir criar oportunidades claras, o Botafogo tentou com chutes de longe de João Paulo, Roger e Emerson, sem sucesso. Do outro lado, viu Otero levar perigo finalização rente à trave.
No segundo tempo, o Estudiantes quase ampliou rapidamente com Toledo, que perdeu boa chance na área. Mas o jogo pegou fogo na reta final, com mais espaços e alterações (Fernandes e Joel nos lugares de Victor Luis e Bruno Silva), além da informação que o Atlético Nacional vencia o Barcelona por 3 a 1, resultado que garantia o Botafogo na liderança.
Aos 35, no melhor lance alvinegro, Guilherme bateu escanteio, Rabello desviou no primeiro pau e Bruno Silva quase alcançou para marcar. Dois minutos depois, Toledo saiu na cara de Gatito, que fez grande defesa e ainda evitou o rebote.
No fim, Verón saiu para ser substituído e o jogo terminou mesmo 1 a 0. Placar bom para o Estudiantes, que vai para a Sul-Americana, e melhor ainda para o Botafogo, líder do Grupo 1!
BOTAFOGO: Gatito, Emerson, Joel Carli, Rabello e Victor Luis (Fernandes); Rodrigo Lindoso (Dudu Cearense), Bruno Silva, João Paulo (Joel) e Gilson; Guilherme e Roger. Técnico: Jair Ventura.