Alunos da Escola Municipal Mário Gomes de Barros, situada no município de União dos Palmares, registraram imagens surpreendentes de vazamentos no teto da escola e que atingem vários cômodos da unidade de ensino, inclusive nas salas de aula, onde os alunos estudaram no início desta semana com os guarda-chuvas abertos.
As imagens foram registradas pelos próprios alunos que divulgaram nas redes sociais cobrando uma solução do poder público. A imagem mais inusitada é a de uma sequência de buracos na calha de escoamento da água pluvial. Também há baldes espalhados pelos corredores, cantina e pátio.
Procurada pelo Alagoas24horas, não conseguimos contato com a secretária de Educação do município, Rimelque Shirley de Albuquerque Pontes Cavalcante, mas representantes da secretaria conversaram com nossa equipe de reportagem e atestaram que uma frente de trabalho já deu início ao retelhamento da escola para sanar os problemas, podendo ou não – a depender dos trabalhos – serem suspensas as aulas até sua conclusão.
Os alunos também denunciam que problemas semelhantes ocorrem em outras unidades de ensino do município, a exemplo da Laura Pereira da Silva, situada na Cohab Nova. A Secretaria de Educação também relatou ter conhecimento do problema e afirmou que outra frente de trabalho foi enviada à escola que passa por reparos neste momento.
‘Herança de outras gestões’, esse foi argumento da Secretaria de Educação para o ocorrido. É também da Secretaria a informação de que mesmo com os problemas apresentados pela escola Mario Gomes de Barros, a unidade de ensino foi retelhada e pintada no início da gestão Kil de Freitas, atual prefeito de União dos Palmares.
A própria Secretaria de Educação esclareceu que uma terceira unidade de ensino, a Maria Mariá de Castro Sarmento, situada no povoado Santa Fé, na zona rural da cidade, também passa por reparos.