Uma equipe da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sedec) do Ministério da Integração Nacional deve vir para Alagoas neste sábado (27) para auxiliar o governo estadual nas ações emergenciais de socorro e assistência à população afetada pelas fortes chuvas dos últimos dias.
A iniciativa federal também contará com o apoio de 100 homens do Exército Brasileiro e 10 caminhões da frota militar. Toda a operação será custeada com recursos da Sedec. O valor de investimento será definido após a equipe finalizar o levantamento dos danos.
A cidade de Maceió, capital do estado alagoano, teve a situação de calamidade pública decretada pelo governo municipal nesse sábado após seis dias de chuvas intensas. Além dos danos causados pelo excesso de precipitações, também foram registrados deslizamentos de terra.
O governador do Estado, Renan Filho, disse em entrevista à Rádio Gazeta AM, na tarde de hoje, que também deve decretar situação de emergência para ajudar os municípios mais afetados pelas chuvas que caem em Alagoas.
Com o decreto, o governador pretende ter acesso mais rápido aos recursos da Defesa Civil Nacional, o que tornaria o emprego da verba mais fácil. Para ele a prioridade neste momento são as buscas por soterrados nas grotas onde aconteceram deslizamentos.
Desde a noite de sexta (26) já são 4 mortos e 33 feridos, segundo o Corpo de Bombeiros. Quatro pessoas seguem desaparecidas.