O artigo “Turismo, espaço urbano e meio ambiente: análise do projeto de esgotamento sanitário do Município de Maragogi (AL)”, de autoria do gerente de Saneamento Básico da Agência Reguladora de Serviços Públicos (Arsal), Antonio de Padua Gomes D´Almeida Lins, foi reproduzido nesta quinta-feira, 1º, na Revista Brasileira de Ecoturismo, uma das mais importantes publicações do gênero no mundo.
O artigo é baseado na dissertação final de mestrado defendida por Antonio de Padua em fevereiro deste ano, na Universidade Federal de Alagoas (Ufal). O trabalho é fruto da experiência dele à frente da Gerência de Saneamento da agência reguladora.
“A análise que fizemos apresenta um diagnóstico detalhado da situação ambiental em Maragogi. Isso é importante, porque pode produzir impactos concretos no município, servindo como base para intervenções futuras, por parte dos gestores, a fim de solucionar os problemas apontados”, destacou o autor, comemorando o fato de a dissertação ter sido divulgada, em forma de artigo, em uma prestigiada publicação no meio acadêmico.
Na dissertação, o gerente destaca, entre outros pontos, a importância da adoção de um planejamento que contemple, em longo prazo, o saneamento ambiental no município onde o turismo é uma das atividades socioeconômicas principais.
Durante o trabalho, foi analisada ainda a visão de técnicos que atuam no governo municipal, moradores, empreendedores, líderes comunitários e turistas, realizadas entrevistas, registros fotográficos, observação direta e exames de imagens remotas, a exemplo daquelas captadas pelo Google Earth.
A publicação pode ser conferida na íntegra no link: http://www.sbecotur.org.br/