Rui comemora liberação de R$ 2,2 milhões para vítimas da chuva em AL

João Urtiga / Alagoas 24 HorasDSC_5285

O Governo Federal, por meio da Defesa Civil Nacional, deve liberar R$ 2,2 milhões emergenciais para auxiliar aos desabrigados em Maceió. O anúncio foi feito pelo prefeito de Maceió, Rui Palmeira (PSDB), na manhã desta sexta-feira (2), em visita ao Centro de Atendimento Sócio Assistencial (Casa), no Prado. O recurso está previsto para chegar até a próxima semana.

A quantia será destinada para assistência de famílias como a compra de colchões, aluguel de veículos para transporte e lona.

De acordo com Palmeira, até o momento, a Assistência Social Municipal atendeu quase 1.300 famílias dentro do prazo de uma semana em que foram registradas as fortes chuvas. “Felizmente, hoje, nós só temos duas famílias abrigadas na Escola Hélio Lemos [Ponta Grossa] e mais duas em uma igreja católica, onde já chegaram a ser 70 na Hélio Lemos. Agora pagamos um aluguel social ou elas estão em casas de parentes”, disse o prefeito.

Ainda segundo levantamento da Prefeitura de Maceió, outros 800 cheques de auxílio-moradia foram pagos para as famílias que ficaram desabrigadas. “Vamos priorizar essas pessoas na entrega do Minha Casa Minha Vida, hoje, no Diário Oficial da União, Maceió garantiu mais 700 unidades habitacionais que serão construídas perto do Pátio Shopping, no Benedito Bentes. Estamos ainda construindo outras no Cidade Universitária com três mil unidades”, destaca Palmeira.

A Defesa Civil Municipal é quem realiza a fiscalização da entrega desses conjuntos habitacionais. O objetivo é evitar que possíveis oportunistas roubem o direito à moradia dos mais carentes. “Nós vamos lá e verificamos se essa pessoa perdeu a casa ou se ela está em risco. Infelizmente aparecem aproveitadores, mas é uma minoria. Como nosso recurso é curto, precisamos pagar para quem precisa de fato”, complementa Palmeira.

A recicladora Micaela Barbosa da Silva não espera a hora de garantir a sua residência, principalmente depois de iniciado o período de chuvas. A trabalhadora esteve no Casa para adquirir as chaves do Residencial Morada do Planalto, no Benedito Bentes. “Para gente que sofreu muito é muito importante. Eu vivo de catar lixo e tenho três filhos para criar, nunca tive uma casa”, garante a futura moradora.

Lixo

A Superintendência de Limpeza Urbana de Maceió (Slum) retirou durante esta semana cerca de 150 toneladas de lixo na faixa de areia que compreende a Praia da Avenida. A quantidade de entulhos chama a atenção de transeuntes que circulam nas proximidades.

Para evitar que esse lixo, potencializado pelos problemas de poluição do Rio Salgadinho, sejam despejados na areia, Rui Palmeira garante que novos pontos de coleta de material reciclável serão instalados, além da contratação de uma cooperativa de catadores. “Nós esperamos que com a coleta seletiva, assinada na semana passada, vamos atender inicialmente 16 mil famílias e acreditamos que isso vai evitar que esse lixo chegue com mais frequência nas praias, além de gerar rendas para as famílias”, explica.

O prefeito lembra ainda que o problema do lixo não se restringe apenas a administração municipal e pede novamente apoio da população durante o descarte.

Veja Mais

Deixe um comentário