O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) aparece com 40% das intenções de voto em uma pesquisa realizada pela Vox Populi e encomendada pela Central Única dos Trabalhadores (CUT). O levantamento questionou o eleitor qual seria seu candidato à presidência, caso o pleito fosse realizado neste mês, sem mostrar uma lista de pretendentes ao cargo.
Em segundo lugar, o deputado federal Jair Bolsonaro (PSC-RJ) aparece com 8% das intenções de voto. Em terceira posição, empatados, estão Marina Silva (Rede) e o juiz federal Sérgio Moro, responsável pela Operação Lava Jato em primeira instância, com 2%.
Com 1% das intenções de voto, aparecem Ciro Gomes (PDT), o ex-presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) Joaquim Barbosa, o atual prefeito de São Paulo, João Doria (PSDB), o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB) e o atual governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB).
O senador afastado Aécio Neves (PSDB-MG), que em levantamentos anteriores aparecia com intenções de voto, não obteve porcentagem na pesquisa deste mês, que coincide com o escândalo envolvendo seu nome na delação da JBS.
Houve ainda uma porcentagem significativa de brancos e nulos (18%) e daqueles que não souberam ou não quiseram responder (20%).
A pesquisa foi realizada entre os dias 2 a 4 de junho deste ano, com brasileiros maiores de 16 anos, residentes em áreas urbanas e rurais, de todos os estados do país e o Distrito Federal. Foram realizadas 2001 entrevistas, em 118 municípios; a margem de erro é de 2,2%.