Presentes mais comuns para o dia dos namorados apresentam variação de preço

Levantamento foi feito pela Secretaria de Planejamento do Estado

A compra de presentes e as celebrações do Dia dos Namorados, que é comemorado no dia 12 de junho, devem movimentar o comércio alagoano nos próximos dias. Mas, em períodos em que os preços estão pesando no bolso, o consumidor deve ficar atento com os preços de itens mais comuns nesta época.

Para auxiliar os casais que irão trocar presentes, a Secretaria de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio (Seplag), por meio do Índice de Preço ao Consumidor (IPC), realizou uma pesquisa especial de preços.

IlustraçãoDia dos Namorados

Dia dos Namorados

Conforme o levantamento, os produtos pesquisados contemplam artigos de vestuário, aparelhos eletrônicos, artigos de presente – como perfumes, cestas, flores, maquiagem e chocolates – e produtos esportivos.

“Neste ano, para ter uma ideia, os dados mostram que no grupo vestuário, o item camisa social manga longa foi o que teve maior aumento, com variação de 42,91%. Tradicionalmente, este grupo é o que apresenta as maiores variações de um ano para o outro”, aponta o supervisor de Pesquisas da Seplag, Gilvan Sinésio.

Entre os artigos que também apresentaram altas estão itens como calça jeans masculina (36,42%), calcinha (33,61%), sutiã (29,18%), camisa polo (27,97%) e casaco (25,14%).

Já no caso dos produtos eletrônicos, os dados revelam que a maior queda de preços ficou com o item celular, com uma baixa de 16,37% em relação ao ano passado. O tablet, por sua vez, obteve aumento de 28,87%.

Acessórios e perfumes

Entre os calçados e acessórios, que compõem o segundo grupo mais procurado pelos consumidores nessa época, apenas relógios femininos, carteira e relógio masculinos apresentaram aumentos, alcançando altas de 17,74%, 16,69% e 3,93%, respectivamente.

“Foi verificada uma baixa nos preços dos calçados, fato que está fortemente relacionado ao aumento do desemprego e endividamento das famílias, que afetou o consumo impactando principalmente nas vendas dos artigos de vestuário e calçados”, explica Sinésio.

A pesquisa ainda analisou o preço de maquiagens e chocolates, que apresentaram elevações de 8,65% e 8,33%. Já o setor de floricultura teve queda percentual de 0,87%. No caso dos perfumes, foi verificado que, em geral, eles tiveram queda de 9,21%.

Para verificar todos os números da pesquisa, basta acessar o Alagoas em Dados e Informações ou clicando aqui.

Fonte: Ascom / Seplag

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