A Mercedes-Benz anunciou nesta quarta-feira (21) um recall no Brasil de 256 unidades dos esportivos SLK 300, SLC 300 e SLC 43 AMG, por causa de uma falha no módulo do controle eletrônico de estabilidade (ESP, na sigla em inglês).
As unidades fabricadas entre junho de 2015 e janeiro de 2017 podem ter uma falha que aciona indevidamente a frenagem automáica, o que pode gerar fumaça nos freios após a parada e até princípio de incêndio na caixa de roda.
A fabricante vai atualizar gratuitamente o software do ESP, o que deve levar cerca de 30 minutos. O reparo deve ser agendado previamente na concessionária ou oficina autorizada.
Em caso de dúvidas, a Mercedes-Benz disponibiliza o telefone 0800 970 9090.
Importância do recall
Não existe recall por defeito que não seja sério. Segundo o Código de Defesa do Consumidor, o chamado deve ser feito quando houver um defeito de fabricação que coloque em risco a vida do usuário.
Uma vez anunciado o recall, não existe limite de data para fazê-lo. O que pode ocorrer é a montadora determinar uma data de início do atendimento, e não uma para o fim.
Qualquer problema como demora no agendamento, lentidão no reparo e mau atendimento deve ser denunciado no Procon local. Os consertos devem ser totalmente gratuitos.