Assembleia Legislativa homenageia TRT pelos 25 anos de instalação em Alagoas

Discursos defenderam direitos dos trabalhadores e a Justiça do Trabalho

AssessoriaAssembleia Legislativa homenageia TRT pelos 25 anos de instalação em Alagoas

Assembleia Legislativa homenageia TRT
pelos 25 anos de instalação em Alagoas

Na manhã desta segunda-feira (22.06), a Assembleia Legislativa de Alagoas (ALE) realizou sessão especial em homenagem aos 25 anos de instalação do Tribunal Regional do Trabalho da 19ª Região (TRT/AL). Magistrados, deputados, procuradores, advogados e servidores do TRT/AL estiveram presentes ao evento.

A sessão foi proposta pelo deputado Inácio Loiola, que fez o discurso de abertura destacando a importância da Justiça do Trabalho. “A Justiça cidadã é indispensável para garantir a paz e o equilíbrio entre o capital e o trabalho. Trata-se de uma data memorável para a sociedade alagoana, em especial para os trabalhadores e operadores do Direito”, salientou.

Loiola criticou o fato de a reforma trabalhista estar sendo discutida sem que haja um amplo debate com os trabalhadores e com a sociedade e conclamou todos a se engajarem na luta em prol da defesa da Justiça do Trabalho. A sessão foi presidida pelo deputado estadual Luiz Dantas, que lembrou a dificuldade que os jurisdicionados enfrentavam antes da instalação do TRT no Estado, tendo que recorrer de decisões no Tribunal da 6ª Região, em Recife. “Estamos comemorando a instalação de um órgão que trouxe benefícios incalculáveis para nosso Estado”, afirmou.

AssessoriaAssembleia Legislativa homenageia TRT pelos 25 anos de instalação em Alagoas

Assembleia Legislativa homenageia TRT
pelos 25 anos de instalação em Alagoas

O presidente do TRT/AL, desembargador Pedro Inácio da Silva, agradeceu à Assembleia Legislativa o reconhecimento ao trabalho e aos serviços prestados pelo Tribunal Regional do Trabalho de Alagoas à sociedade alagoana. “O TRT orgulha-se e alegra-se com esta sessão, que se realiza para celebrar um fato histórico para o Estado. É preciso ressaltar que a precarização e retirada dos direitos ameaçam a prosperidade de todos”, alertou.

O magistrado fez uma reflexão sobre o contexto histórico e fatos precursores que contribuíram para a fundação do TRT/AL no Estado de Alagoas e destacou a importância da atuação de advogados militantes na Justiça do Trabalho, da OAB/AL e da Assembléia Legislativa nesse processo. Na ocasião, ainda ressaltou a luta e a contribuição do desembargador Rubem Ângelo, na época juiz da 1ª Vara do Trabalho,  nas articulações  que resultaram na instalação do TRT/AL. Pedro Inácio lembrou que, no ano de 2016, o TRT/AL foi premiado pelo CNJ com a medalha Ouro no Justiça em Números, e pelo Conselho Superior da Justiça do Trabalho por ter obtido a segunda colocação no ranking nacional que avalia o cumprimento das 17 metas da Justiça do Trabalho.

“Recebemos, em 2016, mais de 31 mil ações trabalhistas e julgamos mais do que isso. No ano passado fomos o terceiro Tribunal do país no tocante ao item conciliação. Temos muito do que nos orgulhar nesses 25 anos, mas sabemos que ainda temos muito a fazer, a aprimorar, pois o sistema judiciário como um todo está em permanente transformação”, observou.

O procurador-chefe do Ministério Público do Trabalho da 19ª Região (MPT), Rafael Gazzaneo, enfatizou a importância de se comemorar a data e frisou que o TRT/AL é celeiro de incontestáveis valores humanos e profissionais. Gazzaneo também chamou atenção para as ações articuladas pelo Executivo e Legislativo que visam ao desmantelamento das relações de trabalho. De acordo com ele, as reformas estão repletas de imprecisões jurídicas e a Justiça do Trabalho deve ser defendida por todos, por conta de sua atuação, que garante a redução das  desigualdades sociais e a distribuição de renda no país.

AssessoriaAssembleia Legislativa homenageia TRT pelos 25 anos de instalação em Alagoas

Assembleia Legislativa homenageia TRT
pelos 25 anos de instalação em Alagoas

A presidente da OAB/AL, Fernanda Marinela, também lembrou que a Justiça do Trabalho é parte de uma luta histórica contra a desigualdade social no país. Em seguida, indagou: Como podemos defender que a reforma beneficiará a sociedade se não a chamamos para debatê-la? Ela ainda afirmou que a reforma não pode ser feita de maneira açodada, e que todo o procedimento de mudança tem que ser realizado com legitimidade e credibilidade.

O último pronunciamento foi conferido pelo presidente da Associação dos Magistrados do Trabalho da 19ª Região (Amatra XIX), juiz Sérgio Queiroz, que enfatizou ser imperativo o reconhecimento da Justiça do Trabalho para a cidadania. “Não se alcança o progresso verdadeiro sem o equilíbrio e harmonia entre capital e trabalho. O momento é de preocupação e angústia por conta das investidas contra as lutas trabalhistas. Queiroz destacou que a magistratura não é contra a reforma trabalhista, mas a favor de uma ampla discussão para sua implementação.

Autoridades – Também participaram da sessão solene os deputados Francisco Holanda e Francisco Tenório, o vice-presidente do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ/AL), desembargador Celyrio Adamastor, os desembargadores do TRT/AL João Leite de Arruda Alencar, Marcelo Vieira, Vanda Lustosa e Eliane Arôxa, além do desembargador aposentado José Soares; os juízes do Trabalho Ana Cristina Barbosa, Cláudio Márcio Lima dos Santos e Nilton Beltrão; o presidente da Associação dos Advogados do Trabalho de Alagoas (AATAL), Kleber Santos; o procurador-chefe da Advocacia Geral da União em Alagoas, Paulo Cotti; o representante da Associação Brasileira dos Advogados Trabalhistas (Abrat), Luciano Almeida; o gerente Regional da Caixa Econômica Federal em Alagoas, Josuel Cardoso, o gerente-geral da Agência Setor Público do Banco do Brasil, Ironi Tigre, e Carlos Mendonça, presidente do Conselho da Organização Arnon de Mello.

Fonte: Ascom / TRT19

Veja Mais

Deixe um comentário