Na próxima sexta-feira, 30, diversas centrais sindicais irão aderir a Greve Geral contras as reformas trabalhista e da Previdência, contra a terceirização e pelo Fora Temer, que faz parte de uma mobilização nacional. A organização do ato espera conseguir adesão semelhante ao realizado no dia 28 de abril, quando saíram as ruas para pedir impedir a aprovação das reformas propostas pelo Governo Michel Temer.
Uma das entidades que confirmou participação na mobilização foi o Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários no Estado de Alagoas (Sinttro/AL). O representante da categoria, Écio Ângelo, disse que os ônibus sairão das garagens normalmente entre 4h e 4h30 e somente a partir das 8 horas os rodoviários param os veículos nos seus respectivos terminais. A ideia é manter a paralisação dos coletivos até o meio-dia. Após esse horário, os ônibus retomam seus itinerários e o atendimento aos usuários de Maceió.
O diretor sindical do Sintetfal (Sindicato dos Servidores Públicos Federais da Educação Básica e Profissional no Estado de Alagoas), Gabriel Magalhães enfatiza que algumas das categorias mais importantes irão cruzar os braços na sexta-feira, a exemplo da Educação. “Já recebemos a informação de que boa parte das escolas do Estado, município e as federais não vão funcionar em Alagoas, já que o Sinteal é um dos sindicatos mais atuantes. Além disso, muitos funcionários de empresas do setor privado também irão parar”, disse o diretor ao se referir aos funcionários ligados ao Sindpetro (Sindicato Unificado dos Trabalhadores Petroleiros, Petroquímicos, Químicos e Plásticos).
De acordo com a organização da mobilização em Alagoas, três passeatas estão marcadas: 10h na Praça dos Martírios, em Maceió; 13h30 na Praça Luis Pereira Lima, em Arapiraca e às 6 horas no Coreto, município de Delmiro Gouveia. “O fórum escolheu essas cidades por serem expressivas, mas nada impede que servidores de outros municípios se organizem e realizem seus atos”, completou Magalhães.
Vale lembrar que o Prefeito Rui Palmeira (PSDB) transferiu o feriado desta quinta-feira, 29, para sexta (30. Assim as repartições públicas do município não irão funcionar.