A fim de evitar acidentes a defesa civil decidiu demolir, neste sábado, 8, os escombros de umas das torres da Igreja Nossa Senhora da Conceição, no município de Atalaia, que desabou na última quinta-feira (6), após sua estrutura ficar danificada por causa das fortes chuvas que atingiram a cidade.
Relembre: Torre de igreja desmorona após chuvas no interior de Alagoas; Veja vídeo
A estrutura do prédio centenário ainda apresentava risco de queda, por isso, a imagem barroca da padroeira que dá nome a igreja, assim como tudo que havia no local, foi levada para a cada paroquial até a reabertura a igreja, ainda sem data definida.
Imagens que circulam na cidade mostram o início dos trabalhos, que movimentou os moradores da cidade. Confira:
Há cinco anos pároco do local, padre Manoel Francelino, disse que desde o último domingo começou a notar os sinais de comprometimento da estrutura da igreja, e que, por essa razão, decidiu, junto com a prefeitura, interditar o local, o que possibilitou que ninguém fosse atingido pelo desmoronamento, evitando assim uma tragédia.
Enquanto não a igreja não é reaberta as missas devem ser realizadas no salão paroquial e no Centro Social Atalaiense, que fica próximo a igreja.
As paredes de uma parte da igreja foram construídas há mais de um século com uma mistura de cal, argila e mel de engenho. Com as chuvas que têm caído no estado, a argamassa ficou encharcada e cedeu.
A defesa civil informou que fez um levantamento técnico com engenheiros e a demolição era a melhor alternativa para evitar um novo incidente. Enquanto à reconstrução da igreja, a instituição não se pronunciou.
Desde a interdição, o padre Manoel Francelino vem mobilizando a comunidade com uma campanha em prol da reforma da Matriz. Informado sobre a situação pelo pároco, o arcebispo de Maceió, dom Antônio Muniz, lamentou o ocorrido. Quem desejar ajudar pode entrar em contato pelos telefones: (82) 99142.8932 / 99305.5208, em Atalaia, ou através da Cúria Metropolitana nos telefones: (82) 3021-4001 / 3223-2732.