Curitiba, PR, 11 (AFI) – Fabiano Soares é o novo técnico do Atlético-PR para a sequencia da temporada. Ele chega num momento turbulento para substituir Eduardo Baptista, que deixou o cargo na última segunda-feira, após o empate por 1 a 1 com a Chapecoense. O novo treinador tem a difícil missão de classificar o grupo nas oitavas de final da Copa Libertadores e ainda encerrar a sequencia de maus resultados no Campeonato Brasileiro – atualmente o time aparece na briga contra a zona de rebaixamento.
Com 51 anos, Fabiano Soares vive o caminho inverso da realidade dos treinadores brasileiros. Ex-meio campista de Botafogo e Cruzeiro na década de 80, ele ganhou fama quando foi atuar na Espanha, onde passou praticamente toda a sua carreira. Acabou naturalizado e, assim que deixou os gramados, fez cursos para seguir a carreira de técnico. Na Europa, trabalhou no Compostela, Estradense e até a última temporada estava no Estoril de Portugal.
Desde que começou a carreira na área técnica, ganhou certificados pela EUFA/RFEF e hoje está licenciado nos níveis 1B, 2ª e 3PRO, o que lhe credencia com sobras para ser técnico do Atlético-PR. O que pode pesar contra Fabiano é o ritmo brasileiro. Como saiu daqui ainda no início da carreira e permaneceu na Europa por mais de 30 anos, o novo treinador terá que se adaptar rapidamente a realidade cansativa e maçante que todos os outros comandantes vivem por aqui.
Outra dor de cabeça do novo técnico deve ser fora dos gramados. Recentemente o clube dispensou, além do ex-treinador Eduardo Baptista, o coordenador de futebol Paulo Autuori e três jogadores: Carlos Alberto, Grafite e Luis Henrique. As mudanças são uma resposta ao momento que o time vive, com apenas 15 pontos e na 14ª posição. A estreia de Fabiano Soares deve ser nesta quarta-feira, já na Arena da Baixada. O time recebe o Cruzeiro às 21h45, pela 13ª rodada do Campeonato Brasileiro.