A Gerência de Monitoramento e Fiscalização do Instituto do Meio Ambiente (IMA) tem recebido diversas denúncias a respeito da quantidade de lixo que tem se acumulado em áreas públicas de Maceió. Essa semana, foram emitidas mais duas autuações por causa do problema que causa diversos transtornos para a população.
A redação das autuações se refere a “deixar, aquele que tem obrigação, de dar a destinação ambientalmente adequada a produtos, subprodutos, embalagens, resíduos ou substâncias, quando assim determina a lei ou ato normativo”.
Pelo menos três áreas têm chamado a atenção pela quantidade de resíduos que se acumulam: a Serraria, a Jacarecica e diversos pontos que margeiam a Avenida Pierre Chalita. Entretanto, há ainda informações de que o problema tem sido recorrente em bairros localizados na periferia da capital.
Além dos problemas de contaminação em toda a área, inclusive do lençol freático, a disposição inadequada dos resíduos ainda aumenta o risco para moradores da região que ficam mais expostos a determinados vetores de doenças.
Na última sexta-feira (07) a prefeitura também foi autuada por disposição inadequada de resíduos, dessa vez na entrada do antigo lixão, no bairro da Cruz das Almas. A prefeitura tem o prazo de 20 dias, a contar da data de recebimento dos autos, para apresentar defesa.