Juventude lança cursinho pré-Enem popular na periferia de MaceióCom o objetivo de preparar jovens da periferia para ingressar na universidade, o Levante Popular da Juventude lança em Maceió o cursinho popular pré-Enem Podemos +, no bairro da Chã da Jaqueira, periferia da cidade. A aula inaugural do cursinho será no próximo dia 29, sábado, às 17 horas na quadra da Escola Sérgio Luiz.
O cursinho contará com aulões semanais de preparação ao Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), realizado em parceria com professores e estudantes de licenciatura das disciplinas abordadas no exame. As aulas acontecerão todos os domingos, ofertadas gratuitamente aos jovens do bairro na Escola Municipal Sérgio Luiz, na Chã da Jaqueira.
A iniciativa do Levante pretende reunir cerca de 30 jovens estudantes de escolas públicas da região, que objetivam ingressar no ensino superior através do Enem.
“Nosso desejo é transformar e mobilizar a juventude brasileira através da educação popular. O objetivo desse projeto é expandir as possibilidades da juventude da periferia, que, em sua maioria, tem pouco acesso a uma educação pública de qualidade e de ingressar no ensino superior”, afirma Alana Barros, da coordenação estadual do Levante Popular da Juventude em Alagoas.
A aula inaugural do cursinho contará com a participação do professor Fernando Rodrigues, do Instituto de Ciências Sociais (ICS) da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), que abordará o tema “juventude, periferia e acesso à universidade”. Além disso, haverá o ato político cultural, que deve reunir diversas organizações e movimentos populares de Alagoas, além de atrações culturais da comunidade, como a capoeira e o grupo de coco de roda Los Coquitos.
Os aulões contínuos até o mês de novembro, mês de realização da prova, objetivam proporcionar aos inscritos no Enem a aproximação com os temas e questões da avaliação, além de debates e atividades culturais que possibilitem o diálogo com outras linguagens que estimulem o aprendizado.
A iniciativa em Maceió soma-se a uma série de ações do Levante Popular da Juventude, na construção da Rede Nacional de Cursinhos Populares Podemos +, que reúne diversas experiências em todo o país, protagonizado pelos jovens nas periferias da cidade, que estreita o diálogo entre as experiências do Norte ao Sul do país.