O Napoli está perto de garantir sua vaga na Liga dos Campeões 2017/18. Nesta terça-feira, pela partida de ida da última fase do qualificatório para o torneio continental, a equipe italiana recebeu o Nice-FRA, em Nápoles, e contou com gols do belga Dries Mertens e do brasileiro Jorginho para vencer por 2 a 0. Os franceses ainda tiveram dois jogadores expulsos – os jovens Koziello e Pléa – na reta final da segunda etapa.
Com o triunfo desta tarde, os napolitanos vão para o jogo decisivo tendo a vantagem de avançar com qualquer empate ou mesmo em caso de derrota por 1 a 0 ou por dois gols de diferença contanto que anote um. Caso os Azzuri Meglio percam por 2 a 0, o classificado será definido após prorrogação.
As equipes voltam a se encontrar às 15h45 (de Brasília) da próxima terça-feira. Valendo uma vaga no sorteio das chaves da fase de grupos da Champions, o duelo de volta será realizado no estádio Allianz Riviera, em Nice.
O jogo
O começo de partida no estádio San Paolo começou leve e equilibrado, com ambas as equipes conseguindo se aproximar da área para finalizar. No entanto, o Napoli foi o primeiro time a desequilibrar fazendo valer o fator casa para explorar sua principal arma: a velocidade nos contra-ataques.
Depois de poucas chances despretensiosas para cada lado, o lateral albanês Elseid Hysaj conseguiu dar um passe magistral para Dries Mertens abrir o placar aos 13 minutos. O atacante belga passou entre os zagueiros para receber por elevação, dominou cortando o goleiro Yoan Cardinale, que saiu no desespero, e só teve o trabalho de rolar para dentro.
Após sair na frente, a equipe napolitana passou a controlar as ações. Presando pela tradicional posse de bola e com incessantes passes próximos à área adversária, o time da casa ainda ficou perto de ampliar em duas oportunidades. Primeiramente, com o meia José Callejón chutando em cima do goleiro à queima roupa, aos 15 minutos. Em seguida, com Mertens quase deixando o segundo dele, aos 16, quando fez fila dentro da área e obrigou nova defesa de Cardinale.
Acuada em seu campo de defesa, a equipe francesa só conseguiu dar uma resposta aos italianos aos 34 minutos. Aproveitando contra-ataque, o lateral francês Christophe Jallet recebeu pela direita, limpou a marcação e tocou para o compatriota Koziello. O volante passou pela zaga, entrou na área e bateu cruzado. A bola saiu tirando tinta do goleiro Pepe Reina. Os visitantes ainda voltaram a chegar perto do empate com o atacante Saint-Maximin fazendo fila, aos 40 minutos. O camisa 7, porém, pecou na finalização e mandou para fora.
Na segunda etapa, o time mandante já começou imprimindo um ritmo muito intenso. Logo aos cinco minutos, Lorenzo Insigne, que passou apagado pelo primeiro tempo, obrigou o goleiro do Nice a fazer grande defesa, após chutar cruzado, próximo à pequena área. Depois disso, porém, a partida esfriou, com os napolitanos controlando a posse de bola, mas mostrando pouca inspiração na criação das jogadas.
O confronto só voltou a esquentar aos 15 minutos, quando Jallet quase acertou um chute no rosto de Insigne, dentro da área, e o árbitro marcou pênalti. Na cobrança, o volante brasileiro Jorginho mostrou muita categoria para deslocar Cardinale para o canto direito e bater firme do lado esquerdo.
Atrás no placar, frente a uma equipe que jogava em casa, dominando as ações, os franceses ainda conseguiram ver a situação piorar. Em um mesmo lance, Koziello foi expulso diretamente após dar carrinho no meio-de-campo e o atacante Pléa recebeu seu segundo cartão amarelo, por reclamação.
Confira os resultados desta quarta pelo qualificatória da Liga dos Campeões (horários de Brasília):
15h45 Basaksehir-TUR 1 x 2 Sevilla-ESP
15h45 Celtic-ESC 5 x 0 Astana-CAZ
15h45 Hapoel Be’er Shiva-ISR 2 x 1 Maribor-ESL
15h45 Napoli-ITA 2 x 0 Nice-FRA
15h45 Olympiakos-GRE 2 x 1 Rijeka-CRO