Profissionais da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) participaram da audiência pública realizada na Câmara Municipal de Maceió que discutiu os direitos da população em situação de rua em Maceió. O evento reuniu representantes do poder público, sociedade civil organizada e pessoas em situação de rua.
A audiência pública foi convocada pelo vereador Kelmann Vieira. Para ele, abrir as portas da Câmara para as pessoas que vivem em situação de vulnerabilidade é muito importante. “A Câmara, como casa da população, deve abrir essa discussão para cobrar do poder público ações concretas para a população de rua”, destacou.
A Secretaria Municipal de Assistência Social conta com vários serviços de atendimento à população de rua. Há cinco equipes do Serviço Especializado em Abordagem Social (Seas), que fazem o trabalho de busca ativa nas ruas, encaminhamento e acompanhamento das pessoas em situação de rua; dois Centros Pop – espaços para atendimento e higiene pessoal para população de rua; e duas casas de passagem, uma delas familiar.
De acordo com a coordenadora de Abordagem Social da Semas, Priscila Guimarães, no ano de 2016 foram feitos mais de 2.100 atendimento à população em situação de rua em Maceió. “Só de janeiro a junho deste ano, o Seas realizou 1.732 atendimentos; o Centro Pop I, 472; e o Centro Pop II, 1.040 atendimentos”, ressaltou.
As equipes do Consultório na Rua, ligadas à Secretaria Municipal de Saúde, trabalham a saúde da população de rua e o Grupo de Atenção à População de Rua da Guarda Municipal (GPOP), da Secretaria Municipal de Segurança Comunitária e Convívio Social, trabalha na busca ativa junto com as equipes de Abordagem Social.
Durante a audiência pública, o coordenador nacional do Movimento da População de Rua em Alagoas, Rafael Machado, recebeu a Comenda Selma Bandeira. Rafael foi usuário dos serviços da Assistência Social quando ainda morava na rua e depois se tornou facilitador de arte e cultura do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV).
Participaram também da audiência a coordenadora geral de Abordagem Social da Semas, Priscila Guimarães; a coordenadora do Centro Pop I, Alessandra Silva; a gerente de Atenção Psicossocial da Secretaria Municipal de Saúde de Maceió, Teresa Tenório; a representante da Pastoral do Povo de Rua, Célia Maria; a assistente social do Consultório de Rua em Maceió, Tereza Farias; a representante da Comissão de Direitos Humanos da OAB, Sandra Gomes; a presidente do Conselho Estadual de Assistência Social de Alagoas (Ceas/AL), Ana Tojal; e a representante do Comitê da População de Rua, Maria de Lourdes.