A polícia saudita disse nesta terça que deteve um menino de 14 anos que foi filmado dançando a música “Macarena”, sucesso de 1990, em um cruzamento de ruas na cidade de Jeddah, em um vídeo que foi amplamente compartilhado em redes sociais.
O adolescente, que não teve seu nome ou nacionalidade divulgados, foi interrogado porque demonstrou “comportamento público impróprio” e atrapalhou o trânsito, segundo um comunicado da polícia de Mecca. Não ficou claro se ele será formalmente acusado.
No vídeo de 45 segundos (assista abaixo), um adolescente vestindo uma camiseta listrada, shorts cinza e sapatos coloridos avança até o meio da faixa de pedestres. Ele começa a dançar em frente a cinco fileiras de carros, parados em um semáforo.
No início deste mês a polícia prendeu e liberou um cantor saudita por fazer o movimento do “dab” ao dançar em um palco. Abdallah al-Shahani apareceu em um vídeo que se tornou viral dançando em um festival de música na cidade de Taif, no sudoeste da Arábia Saudita.
A dança foi banida no reino pelo Comitê Nacional de Controle de Drogas, sob a alegação de que defendia ou encorajava o abuso de drogas, segundo a mídia saudita.
Sauditas estão entre os usuários mais ativos de mídias sociais no mundo árabe, usando a internet como um canal para debate e informação em sua sociedade profundamente conservadora.