Renan Filho anuncia investimentos do Governo em Belém

No dia da emancipação do município, Renan Filho inaugura obras de pavimentação e abastecimento de água

O governador Renan Filho anunciou, nesta quinta-feira (24), em Belém, que o Estado promoverá a reforma da Escola Estadual Marques da Silva e construirá um ginásio de esportes para atender à comunidade estudantil da unidade de ensino.

Nos 55 anos de emancipação política do município, ele garantiu, ainda, a implantação da rede de abastecimento de água do povoado Cabeça Dantas e a construção da rodovia que interligará a cidade à Chã de Belém e à BR-316.

“Temos um governador diferente no Estado de Alagoas, que olha para os grandes e os pequenos municípios. Hoje, o tratamento recebido por Belém por parte do governador tem sido de grande valia. Ele tem transformado o município e me ajuda a reconstruí-lo, porque vivíamos anos de abandono”, declarou a prefeita Paula Santa Rosa.

Acompanhado do senador Renan Calheiros e dos deputados estaduais Jó Pereira e Antônio Albuquerque, o governador inaugurou as obras dos programas Pró-Estrada e de Perfuração de Poços. Além disso, entregou uma ambulância ao município e prometeu fornecer, em breve, uma de maior porte.

Belém foi o 47° município alagoano beneficiado com obras do Pró-Estrada, programa que neste semestre investirá cerca de R$ 200 milhões em obras de mobilidade urbana.

“Quando você entra na cidade sente logo que a população está vivendo um outro clima, que as pessoas estão com a autoestima elevada, que agora têm carinho, respeito e vontade de fazer por todos. Um Estado só se desenvolve por meio do desenvolvimento das cidades”, ponderou Renan Filho.

Os trabalhos do Pró-Estrada são executados pela Secretaria de Estado de Transporte e Desenvolvimento Urbano (Setrand). Em Belém, as obras inauguradas nesta quinta-feira foram concluídas em menos de um mês. São três quilômetros de ruas pavimentadas e um quilômetro de acesso à cidade recuperado, incluindo nova sinalização horizontal e vertical.

“A vinda do Pró-Estrada para Belém, recuperando com pavimentação asfáltica o acesso e todas as vias urbanas da cidade, é de uma importância fundamental para o desenvolvimento desse pequeno município. O programa melhora a autoestima de todos que moram aqui, além de proporcionar melhoria em mobilidade urbana”, frisou o secretário executivo de Transporte e Desenvolvimento Urbano, Alcides Tenório.

Após assistir ao desfile estudantil no Centro da cidade e de entregar as obras do Pró-Estrada, Renan Filho inaugurou a perfuração de dez poços artesianos nos povoados de Chã de Belém, Cabeça Dantas e Barro Vermelho.

“Estamos no século 21 e precisamos garantir o abastecimento de água para todos. Eu digo sempre por onde ando: nas cidades, um comerciante, um profissional liberal ou um fazendeiro quando precisa vai lá e perfura o poço dele. Ora, por que o Governo do Estado não pode garantir a perfuração de poços para distritos com 200, 400 famílias? Pode! Agora precisa querer fazer e ter competência. Nós temos”, declarou o governador.

A prefeita Paula Santa Rosa revelou que, ao assumir a prefeitura, encontrou o município numa crise hídrica sem precedentes e que o governador, ao ser procurado, se sensibilizou com o quadro, determinando a execução de obras de abastecimento d’água.

“Fizemos um estudo e constatamos um consumo médio de 4 litros de água por residência. Uma situação subumana. As pessoas aqui, na principal rua da cidade, pegava água no esgoto”, recordou Paula Santa Rosa.

“Nós sofremos 12 anos sem água aqui em Chã de Belém. Havia água, mas era salobra e insuficiente”, lembrou o técnico em Enfermagem, José Sabino da Silva Santos, 46 anos, morador do povoado, que festejou a perfuração do poço em sua comunidade, dotado de uma vazão de seis mil litros de água por hora.

Em dois anos e oito meses, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh), já perfurou cerca de 500 poços artesianos no Estado.

“Só para que vocês tenham um dado comparativo, até 2014, o Governo do Estado só havia perfurado 14 poços no Estado inteiro”, citou Renan Filho.

Acompanharam o governador, os secretários de Estado de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Alexandre Ayres; de Agricultura, Pecuária, Pesca e Aquicultura, Álvaro Vasconcelos; e da Mulher e Direitos Humanos, Cláudia Simões.

Taquarana

Após as inaugurações em Belém, a comitiva seguiu para o município de Taquarana, que, nesta quinta-feira (24), comemora 55 anos de emancipação política.

O governador e o senador Renan Calheiros foram recebidos pelo prefeito do município, Sebastião Antônio da Silva, o ‘Bastinho’ Na oportunidade, Renan Filho anunciou a retomada das obras de recuperação da AL-110, entre Taquarana e Arapiraca, bem como a melhoria dos acessos e vias urbanas da cidade.

O senador Renan Calheiros foi homenageado pelo vereador por Taquarana e presidente do Sindicato dos Policiais Federais do Estado de Alagoas, Régis Galdino, que lhe entregou uma miniatura em barro de uma viatura da PRF. O governador também foi agraciado.

“Essa é uma homenagem que fazemos aos que levaram benefícios à instituição e a defendem. Como ministro da Justiça, na década de 1990, e agora como senador, Renan Calheiros tem defendido os interesses da PRF, a exemplo do seu posicionamento contrário ao contingenciamento de 60% dos recursos feito, recentemente, pelo Governo Federal”, declarou Régis Galdino.

Fonte: Agência Alagoas

Veja Mais

Deixe um comentário