Após chegar ao solo do estado do Texas, nos EUA, o furacão ‘Harvey’ caiu da categoria 4 para a 2, informou o Centro Nacional de Furações dos EUA (NHC).
Com uma velocidade máxima de 176 km/h, a tempestade perdeu força neste sábado (26). No entanto, ‘inundações catastróficas’ são esperadas devido à chuva pesada e ao surgimento da tempestade, segundo o NHC.
A escala Saffir-Simpson mede a força de um furacão de acordo com a velocidade máxima de seus ventos:
- Categoria 5: ventos superiores a 251 km/h
- Categoria 4: ventos entre 209 km/h e 250 km/h
- Categoria 3: ventos entre 177 km/h e 208 km/h
- Categoria 2: ventos entre 153 km/h e 176 km/h
- Categoria 1: ventos entre 119 km/h e 152 km/h
- Ventos de até 118 km/h: ciclone extra-tropical
Mais de 200 mil consumidores estão sem energia elétrica no Texas, segundo a Ercot Electric System, empresa que distribui energia para 24 milhões de consumidores no estado (90% da carga elétrica do Texas).
Segundo meteorologistas, são esperados mais de 90 centímetros de chuva em algumas áreas ao longo da costa central do estado. O fenômeno não deve chegar até Houston.
O diretor da Agência Federal de Gestão de Emergências dos Estados Unidos, Brock Long, chegou a dizer que “o Texas está a ponto de sofrer um importante desastre”. Em entrevista à emissora de TV “CNN”, ele pediu que os moradores das áreas de risco levem a sério as ordens de evacuação ou de permanecerem fechados em suas casas, além de estocar alimentos e água.
Pelo Twitter, o presidente norte-americano Donald Trump alertou que Harvey está ficando muito maior do que se esperava, mas que o governo federal está pronto para agir.