A passagem do potente furacão Harvey pelo Texas, agora transformado em tempestade tropical, deixou até a manhã deste domingo (27) pelo menos dois mortos, uma dezena de feridos, danos e inundações “extremamente sérias”, de acordo com as autoridades locais.
Esta é a mais intensa tormenta já registrada nos Estados Unidos desde 2005 e provavelmente a mais grave em meio século no Texas.
Uma das vítimas morreu no incêndio de sua casa em Rockport, cidade de 10 mil habitantes a 50 km de Corpus Christi. O fogo foi provocado por um curto-circuito na rede elétrica. “A pessoa ficou presa no incêndio durante a tempestade”, disse à imprensa o juiz C.H. “Burt” Mills, do condado de Aransas, na costa texana.
A segunda vítima é uma mulher, que morreu afogada ao abandonar seu carro em uma área alagada na zona oeste de Houston.
Depois de atingir o território americano como um furacão de categoria quatro (de uma escala máxima de cinco) na sexta-feira (25), Harvey se degradou para tormenta tropical, com ventos de cerca de 110 km/h, de acordo com o Centro Nacional de Furacões (NHC, na sigla em inglês).
O lento avanço da tempestade pela região – a apenas 4 km/h – torna Harvey muito perigoso, devido às “chuvas torrenciais” que devem castigar a área por vários dias. Em algumas localidades, as trombas d’água podem provocar alagamentos de até 1,7 metro de altura.
Reforço nas equipes de resgate
Neste sábado (26), o presidente Donald Trump convocou as equipes de emergência a “se manterem totalmente mobilizadas” na próxima semana, segundo a Casa Branca.
O governador do Texas, Greg Abbott, anunciou que o estado de catástrofe natural, que permite a liberação de fundos de emergência para combater as inundações e dar assistência às vítimas, foi ampliado a 20 condados.
Cerca de 1.800 membros das Forças Armadas participam das operações de busca e resgate de desabrigados. Helicópteros militares também participam das operações.
112 plataformas de petróleo evacuadas
As autoridades reiteraram no sábado a recomendação para a retirada dos trabalhadores de várias plataformas de petróleo na região. A costa texana abriga um terço das refinarias dos Estados Unidos e o Golfo do México responde por 20% da produção de petróleo americana.
Cerca de 4.500 prisioneiros de uma penitenciária de Rosharon, ao sul de Houston, também foram transferidos para outro local devido ao risco de inundação, com a cheia de um rio próximo do complexo penal.
Além das chuvas, Harvey provocou um aumento do nível da água do mar que pode chegar a 4 metros. A guarda costeira resgatou no sábado, de helicóptero, cerca de 15 pessoas que estavam a bordo de barcos.