O Instituto Federal de Alagoas (Ifal) publicou nesta quinta-feira, 31, o edital de Exame de Seleção 2018.1, para ingresso de alunos na Educação Profissional Técnica de Nível Médio, nas formas integradas e/ou subsequente, para os seus 16 campi. Ao todo, estão sendo ofertadas 5260 vagas, distribuídas em 77 cursos, com o mínimo de 50% delas reservadas para estudantes que cursaram todo o Ensino Médio exclusivamente em escola da Rede Pública .
As oportunidades estão situadas nos campi Maceió, Palmeira dos Índios, Satuba, Marechal Deodoro, Arapiraca, Maragogi, Murici, Penedo, Santana do Ipanema, São Miguel dos Campos, Piranhas, Batalha, Coruripe, Rio Largo, Viçosa e Benedito Bentes.
Os cursos integrados ao Ensino Médio ofertados são Açúcar e Álcool; Administração; Agroecologia; Agroindústria; Agropecuária; Edificações; Eletrônica; Eletrotécnica; Estradas; Guia de Turismo; Hospedagem; Informática; Informática para Internet; Mecânica; Meio Ambiente; e Química. Eles são voltados para os alunos que acabaram de terminar o Ensino Fundamental e estão iniciando o Ensino Médio.
Os cursos técnicos subsequentes s
Início das inscrições
Para concorrer a qualquer um delas, os interessados necessitam realizar suas incrições, a partir da próxima segunda-feira, 4. Elas ocorrem até o dia 1 de outubro, por meio da página de exames do Ifal.
O valor da taxa de inscrição é de R$ 50,00, no entanto, podem solicitar sua isenção aqueles candidatos que possuem baixa renda, ou forem oriundos da rede pública de ensino, desde que realizem previamente a inscrição on-line, conforme item 5.1 do Edital, e compareçam ao campus ao qual pretendem disputar a vaga, entre os dias 4 e 15 de setembro, para preenchimento e entrega do formulário de requerimento da isenção.
As provas serão realizadas no dia 3 de dezembro e o resultado final em até 30 dias úteis após o prazo para recursos. Confira o Edital.