Pesquisadores iniciam levantamento sobre cuidados com gestantes e crianças

Agência AlagoasGestor Intersetorial da Primeira Infância, Antônio Pinaud

Gestor Intersetorial da Primeira Infância, Antônio Pinaud

Os municípios que participam da nova fase do Programa da Primeira Infância de Alagoas iniciaram a implantação da linha de base. Essa é considerada umas das mais importantes ações, porque fará um levantamento de informações acerca dos atuais serviços de atendimento a crianças e gestantes.

A implantação da linha de base se dará por intermédio da aplicação de questionário com todo o público-alvo envolvido com os cuidados com a primeira infância, como pais, educadores, gestantes, profissionais das áreas de assistência social e médica.

De acordo com a nutricionista pesquisadora do Centro de Recuperação e Educação Nutricional (Cren), Ana Paula Clemente, só com o levantamento será possível conhecer a realidade atual e, assim, fazer um diagnóstico de como é tratada a primeira infância nestas cidades. “A linha de base servirá também pra avaliar os impactos das ações durante o desenvolvimento do projeto”, disse a pesquisadora.

“Primeiramente realizamos um diálogo com os gestores para explicar como se dará a implantação da linha de base. Dos seis municípios que participam dessa nova fase, três já iniciaram as pesquisa: Pão de Açúcar, São Luiz do Quitunde e Teotônio Vilela. Os outros três, Murici, Pilar e Batalha iniciam ainda esta semana”, explicou Ana Paula.

Comitê Gestor

O gestor Intersetorial da Primeira Infância, Antônio Pinaud, disse que, além da implantação da linha de base, foi solicitada a implantação do Comitê Gestor Municipal e a definição do articulador local. “Apresentamos aos prefeitos e gestores a estrutura disponibilizada pelo Governo para o projeto de expansão. Percebi o comprometimento de todos com a instalação dos comitês e assim estabelecermos a convergência das ações”, afirmou Pinaud.

Segundo Antônio Pinaud, há um engajamento muito forte das prefeituras com o Projeto da Primeira Infância. “Os prefeitos percebem este projeto como um divisor da realidade social e econômica do município e destacam o momento com a partida para mudanças dos indicadores de sustentabilidade social, saúde e educação”, disse o gestor intersetorial.

Fonte: Agência Alagoas

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos