Na manhã deste domingo, a seleção brasileira masculina de vôlei foi campeã da Copa dos Campeões. Em Osaka, no Japão, o time verde e amarelo derrotou os donos da casa por 3 sets a 0, com parciais de 25/17, 25/15 e 25/22, faturando pela quinta vez o título do torneio.
Para garantir o triunfo, o Brasil não podia deixar a partida se encaminhar ao tie-break. Dessa maneira, o time do técnico Renan Dal Zotto entrou ligado e comandou todas as ações do confronto, não dando muitas chances ao japoneses e vencendo em sets diretos.
O central Lucão foi o maior pontuador da seleção, com 16 pontos no total, sendo dez de ataque, quatro de bloqueio e dois aces. Outros destaques do time foram Mauricio Borges e Lucarelli, que contribuíram para a vitória nacional. Pelo lado asiático, o melhor foi Issei Otake, com dez pontos.
Com o resultado deste domingo, o Brasil conquistou o pentacampeonato da Copa dos Campeões, após ter faturado o título também em 1997, 2005, 2009 e 2013. Esta foi a segunda conquista do time sob o comando de Dal Zotto, que também levou o time ao primeiro lugar no Sul-Americano.
A segunda colocação da edição de 2017 da Copa dos Campeões ficou com a Itália, que fechou com a mesma pontuação do Brasil, 12, mas perdeu nos critérios de desempate. Irã, Estados Unidos, França e Japão, respectivamente, completaram a classificação final da competição.