Desenvolve promove feira orgânica em Maceió

DesenvolveWhatsApp Image 2017-09-19 at 10.39.18

A população de Maceió poderá adquirir a partir do dia 21 de setembro frutas, legumes, verduras e também produtos como bolos e biscoitos, produzidos e cultivados por agricultores familiares, sem o uso de agrotóxicos, através da feira livre de produtos orgânicos e agroecológicos que funcionará sempre às quintas-feiras, durante seis semanas, das 8h às 14h, no estacionamento do Parque Shopping Maceió, próximo à entrada do supermercado Unicompra, em Cruz das Almas.

A iniciativa é da Desenvolve, que é a Agência de Fomento de Alagoas, em parceria com o Parque Shopping, e a proposta é ofertar à população produtos mais saudáveis e produzidos por pequenos produtores de vários municípios alagoanos, entre eles, Maragogi, São José da Tapera, União dos Palmares, Piranhas, Flexeiras, Joaquim Gomes e Matriz do Camaragibe.

Para o presidente da Desenvolve, Rafael Brito, a procura por alimentos livres de agrotóxicos tem aumentado entre os consumidores em geral, que têm se preocupado cada vez mais em ter uma alimentação saudável. “Além de consumir produtos mais saudáveis, quem adquirir os alimentos comercializados na Feira de Produtos Orgânicos e Agroecológicos fomentará a agricultura familiar, além de fazer economia, porque os preços são muito acessíveis”, disse.

Brito informou ainda que a determinação do Governo do Estado é não medir esforços para atender as iniciativas da comunidade, principalmente neste caso que tem o objetivo de valorizar os pequenos produtores familiares de Alagoas, oferecendo produtos totalmente saudáveis para a população”, explicou.

Para a vice-presidente da Associação dos Trabalhadores Rurais do Assentamento Dandara, em Maragogi, Laudicéa Silva, este tipo de oportunidade dá destaque aos produtos oriundos do interior, além de favorecer a ampliação da comercialização. As 115 famílias ligadas à associação do litoral Norte, criaram uma Casa de Farinha, mas produzem também algumas frutas, como banana, coco e maracujá, que deverão ser comercializadas na feira juntamente com a farinha, massa puba e goma.

Entre os produtos a serem comercializados por cerca de 15 agricultores em nove barracas padronizadas estão a macaxeira, batata doce, laranja, limão, mel, coentro, couve-flor, feijão verde, abóbora, alface, além de inúmeras ervas e temperos.

Para o agricultor familiar Afonso de Almeida, que produz mudas de ervas e temperos em Santa Luzia do Norte há pelo menos três anos, a realização da feira de produtos orgânicos irá agregar valores e já está deixando os produtores eufóricos com a possibilidade de aumentar a produção e valorizar mais seus produtos.

“Estamos entusiasmados com esta feira, e eu já estou com medo de não dar conta, devido à demanda que deverá ser grande. Mas se Deus quiser, vamos aumentar nossa produção para atender todo mundo, com preço mais barato e com um ganho maior, pois venderemos diretamente para a população”, explicou o produtor.

Fonte: Desenvolve

Veja Mais

Nota de falecimento

A comunidade escolar do Colégio Marista de Maceió, familiares e amigos lamentam profundamente o falecimento de José Gomes, o Cabeleira,...

Deixe um comentário