Polícia Militar divulgou nesta segunda-feira (25) um caso de assalto a um terreiro de candomblé localizado no bairro de Cidade Tabajara, em Olinda. Segundo a PM, criminosos invadiram o local durante uma festa dedicada à Oxum e, de acordo com testemunhas, e trocaram tiros com um policial militar que estava no local. As portas do terreiro foram quebradas durante a investida.
O crime ocorreu no terreiro Ilê Oguiã Olabomaxó, na Rua Malaquias Felipe da Costa. De acordo com a PM, quatro homens encapuzados chegaram atirando para o alto, mas um policial do Rio Grande do Norte, que participava da celebração, reagiu e disparou contra os suspeitos, que fugiram do local. A corporação foi acionada por volta da meia-noite do sábado (23).
Segundo testemunhas, os bandidos levaram cerca de 20 celulares, além de relógios e carteiras de integrantes da celebração religiosa. No local, havia cerca de cem pessoas. Na correria, algumas caíram e acabaram machucadas, mas sem gravidade.
Segundo Ubiracy Ribeiro, babalaxé do terreiro, não foi possível ver o momento em que os suspeitos desceram do carro. “Foram muitos tiros. Eu estava do outro lado da rua e não podia passar para o terreiro por causa do fogo cruzado. O povo se desesperou. Vi gente caindo, desmaiando, foi muito triste, pavoroso”, disse.
De acordo com uma testemunha que preferiu não se identificar, as portas do terreiro foram quebradas durante a correria. “Eles disseram que era um assalto e pediram os celulares. Botaram a arma na cabeça de um adolescente. Foram até lá em cima, onde só tinha crianças. Isso, pra mim, tem muito a ver com intolerância religiosa. O crime ocorreu no meio da festa, ainda continuamos, mas terminamos rapidamente”, disse.
Na manhã desta segunda-feira, pais de santo foram à Delegacia do Varadouro, também em Olinda, para registrar boletim de ocorrência.