Ambulantes bloqueiam momentaneamente trânsito no Centro contra ação de despejo

Os vendedores ambulantes realizaram protesto, na manhã terça-feira (26), no Centro de Maceió, após a operação de desocupação iniciada pela Prefeitura de Maceió e que faz parte das ações de ordenamento do Centro.

Com isso, as ruas do Comércio e Augusta (popular Rua das Árvores) foram bloqueadas com pneus e galhos de árvores. O tráfego de veículos nessa região ficou prejudicado e somente foi liberado após a negociação entre agentes da Secretaria Municipal de Segurança Comunitária e Convívio Social (SEMSCS) e manifestantes que entraram em um acordo temporário. Militares do 1º Batalhão de Polícia Militar foram também acionados para a localidade a fim de dar apoio aos fiscais. Apesar do efetivo militar, não há registros de confrontos entre as duas partes.

O ultimato que previa a apreensão e demolição dos materiais vendidos irregularmentes nessas ruas havia sido dado no dia 15 de setembro, segundo informações repassadas pela própria assessoria da SEMSCS. “Eles já foram informados da desocupação que atende o código de postura [publicada em Diário Oficial no dia 14 de setembro] e que deveriam ficar dentro das normas”, alerta a assessoria.

Muitos dos manifestantes teriam que regularizar à atividade junto a Prefeitura a fim de obter o registro de trabalho e atuar na localidade ou, se não for possível, remanejar o ponto comercial para locais como o Shopping Popular. A decisão proíbe, inclusive, a utilização de carrinhos ambulantes, seja por tração humana ou animal, além da comercialização de produtos que não possuem a nota fiscal e que sejam de origem duvidosa.

A ideia da Prefeitura de Maceió é desobstruir as calçadas que ficam abarrotadas de produtos que são vendidos informalmente junto aos pedestres. No último dia 21, a mesma ação foi realizada na Feirinha do Tabuleiro, onde os camelôs e ambulantes foram também notificados.

Veja Mais

Deixe um comentário